As aparições da Virgem a um médico e advogado cristão, mas que não participava frequentemente da vida da Igreja, na cidade de Natividade (RJ) não contam com um pronunciamento oficial do Vaticano, entretanto, na diocese de Campos (RJ) a devoção a Nossa Senhora de Natividade cresce com a permissão do bispo local. E assim, ano após ano, fiéis lotam o lugar onde a Virgem teria aparecido cinco vezes ao Dr. Fausto de Faria, que se converteu após os eventos. A ele, a Virgem teria feito alguns pedidos que, segundo familiares, estariam se concretizando nos dias de hoje, com o Papa Francisco.

As aparições de Nossa Senhora ao Dr. Fausto de Faria teriam ocorrido entre os anos de 1967 e 1977, em um rego na fazenda Coqueiro, pertencente à sua família. No local, hoje está o sítio dos milagres, onde ainda há o regato, o oratório assinalando o lugar onde Nossa Senhora apareceu e uma réplica da casa de Maria em Éfeso, na Turquia, de onde a Virgem foi assunta aos céus, conforme revelou ao vidente.

O local pertence ao Santuário Diocesano Nossa Senhora da Natividade, padroeira do munícipio. No site institucional da diocese é descrito com o nome Sítio dos Milagres.

Em 9 de maio de 1967 se deu a primeira aparição de Nossa senhora, que durou apenas alguns segundos e a Virgem teria dito ao médico “Não se assuste, volte”. Oito dias depois, aconteceu outra aparição rapidamente. Em 12 de julho de 1967 foi quando ocorreu o fato mais impressionante, testemunhado também pela esposa de Dr. Fausto, Maria Elisa, e outras pessoas. Nesta ocasião, apareceu nas mãos de Fausto uma pedra (chamada pela Virgem de Cefas), a qual fica exposta, permanentemente, em cofre relicário de segurança, na réplica da casa de Nossa Senhora, no local das aparições.

Após este terceiro encontro com Nossa Senhora, durante um ano, o vidente acorreu àquele local várias vezes, até que em 12 de julho de 1968 se deu a quarta aparição, quando a Virgem lhe ditou a segunda e mais longa mensagem, contendo uma frase para a qual pediu segredo. “Atenção! Fica a seu critério a conveniência e oportunidade da divulgação da seguinte frase: ‘___________________________________________________’”, indicam os registros do brasileiro que teria visto a Mãe de Deus no interior do Brasil.

O filho do Dr. Fausto, Ronaldo Faria, é atualmente uma das poucas pessoas que conhecem o conteúdo desta frase. Em entrevista à ACI Digital, ele recorda que seu pai revelou à sua esposa e aos três filhos o que Nossa Senhora lhe teria pedido em segredo. “A frase não tem nada de terrorismo nem de coisas de fim do mundo, e sim exalta alguns desejos de Nossa Senhora para a Igreja se atualizar e se modernizar em relação ao mundo”, afirma.

Segundo Ronaldo, a única pessoa a quem falou sobre este assunto foi um sacerdote do Rio de Janeiro, Padre Lemos, sob sigilo de confissão.  “Quando acabei, ele me olhou muito sério e disse sabiamente: ‘Meu filho, converse com seu pai e sua família, pois a Igreja no momento não está preparada para o que Ela pede e nunca divulguem esta frase sem um sinal ou uma autorização do Vaticano’”.

Ronaldo Faria, que conta ter estado ao lado de seu pai em três das cinco aparições e que afirma que apenas o seu pai via Nossa Senhora, acredita que o teor desta frase “nunca será divulgado”. Mas, admitiu à ACI considerar que as revelações de Nossa Senhora estão se concretizando atualmente. “Não há mais necessidade da divulgação da frase, pois (o Papa Francisco) está fazendo tudo que Nossa Senhora pediu”, contou.

Para o filho do vidente, o Santo Padre tirou dele e de seu irmão “a responsabilidade da divulgação dos desejos de Nossa Senhora”.

“Foram feitos seis pedidos por Nossa Senhora e agora só falta um para ser concretizado”, declarou Ronaldo, reafirmando que o caráter manso e humilde de Francisco tem levado a Igreja pelos caminhos que Nossa Senhora teria pedido ao seu pai em Natividade.

No mesmo dia em que ditou esta mensagem, Nossa Senhora revelou claramente sua identidade ao vidente. “Eu sou realmente Miriam...”, disse. Ronaldo lembra que este foi um momento marcante, pois seu pai teria olhado para a esposa que estava ajoelhada ao seu lado e dito: “Minha filha, não é Nossa Senhora. Ela falou que se chama Miriam”. A esposa, então, replicou: “Fausto, Miriam é o nome de Nossa Senhora em aramaico, sua língua natal”.

A quinta aparição ocorreu dez anos após a terceira, em 12 de julho de 1977. Nossa Senhora pediu para que a Cefas (pedra) fosse colocada naquele local, em uma réplica de Sua casa em Éfeso. Quanto à frase sigilosa de sua segunda mensagem, disse que Ela própria diria o que fazer, em breve.

A Virgem também teria afirmado que de Éfeso, na Turquia, Ela foi assunta aos céus.

Esta terceira e última mensagem diz: “Dez Anos. Não se aflija mais com a responsabilidade da Cefas e da frase sigilosa em seu poder. Deposite a primeira, embutida em cristal visível no meu novo templo, imagem de Éfeso, de interonde me levaram ao encontro do meu Filho no Reino de Deus. Quanto à frase, eu lhe direi em breve”.

Nesta ocasião, conforme recorda o filho do vidente, a Virgem respondeu aos apelos de seu pai para que Ela aparecesse a outras pessoas. “...quando papai pedia a Ela que desse um aviso ou se manifestasse para outras pessoas, que desse um aviso de Sua presença, e papai, muito emocionado, pedia pelo amor de Deus, para Ela aparecer para outras pessoas, quando Ela respondeu: ‘A fé não está condicionada às revelações de Deus’. ‘O importante é que estou vendo a todos’”.

A exemplo do que ocorreu em outras aparições da Virgem, o povo consagrou o nome Nossa Senhora de Natividade, o qual se diferencia do nome da padroeira da cidade desde a sua fundação, que é Nossa Senhora da Natividade.

As comemorações de ambas também se mantêm distinta. A festa da padroeira do município é no dia 8 de setembro, ao comemorar o nascimento da Virgem Maria. Já o dia comemorativo da aparição de Nossa Senhora ao Dr. Fausto de Faria é 12 de julho, quando o sítio dos milagres recebe um grande fluxo de romeiros.

Embora com grande devoção popular, o caso das aparições de Natividade ainda não foi oficialmente reconhecido pelo Vaticano. De acordo Ronaldo Faria, após a morte de seu pai, sua mãe recebeu a visita de dois padres – um brasileiro e um italiano – enviados pela Diocese que “passaram dois dias em Natividade conversando com ela, mas não deram os motivos desta visita e sim apenas pela curiosidade dos fatos e do vidente”.

“Sei que estes estudos para se reconhecer ou não uma aparição, são longos, levam vários anos, às vezes, mais de 100 anos como alguns casos já reconhecidos. Acho, pessoalmente, com toda razão que temos que ser muito cautelosos quanto a estes fenômenos de aparições de Nossa Senhora pelo mundo”, conclui Ronaldo.