A passagem da tormenta tropical Érika pela província de Ponce (Porto Rico) derrubou uma gigantesca árvore sobre o jardim principal do convento das Irmãs Dominicanas de Fátima. A árvore causou sérios destroços, mas não fez mal algum à imagem da Virgem Maria entronizada neste local.

Segundo informou o jornal ‘La Perla del Sur’, a Fazenda Santa Rita de Guánica é a casa principal da congregação das Irmãs Dominicanas de Fátima. As religiosas instalaram no centro do jardim, há 22 anos, a imagem de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Paróquia de Yauco e devoção da família Dominicana, para abençoar o espaço e dar as boas-vindas a todos.

Na última sexta-feira, 4, as religiosas ficaram surpresas de ver como a árvore centenária, localizada junto ao convento, caiu sobre o centro do jardim da fazenda e a Virgem não sofreu nenhum dano.

“O jardim que criamos ao redor da imagem de Nossa Senhora foi literalmente destruído. Há ramos e escombros à frente, atrás e em ambos os lados, mas a escultura e sua base está intacta. Nem sequer tem marcas”, explicou a Irmã Ana Chévera ao jornal.

Na madrugada dessa noite, escutaram o estrondo provocado pela queda, mas nenhuma religiosa abriu as janelas nem saiu ao pátio para ver o que tinha acontecido.

“Foi impressionante. Quando nos aproximamos do local, descobrimos que a base do tronco estava oca. As rajadas o partiram pela metade, mas não caiu a parte que está sobre o convento, onde estávamos 12 irmãs. Caiu a que está sobre o jardim e caiu em cima da imagem de Nossa Senhora”, continuou. Na opinião da religiosa, “foi providencial, por isso estamos agradecidas a Deus, por nos proteger tanto”.

A religiosa explicou que estavam decorando o jardim com flores brancas e canários amarelos em torno da Virgem “para a Caminhada por Amor, nosso evento anual de arrecadação, mas o temporal nos deixou ver o pouco que restava desta árvore e como nos salvou que caia no momento em que temos uma grande atividade como essa”.

A Madre Ana está convencida de que a fundadora da ordem, a Serva de Deus Dominga Guzmán Florit, do céu intercedeu por elas.

A Madre Dominga nasceu em Rio Pedras (Porto Rico) em 3 de setembro de 1897, foi professora, missionária e dirigiu o Internado do Colégio Holy Rosary em Yauco durante 21 anos.

Em 1949, fundou a congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a fim de evangelizar os pobres e necessitados, e em 1962 adquiriu oficialmente a Fazenda Santa Rita para convertê-la em convento e santuário.

Madre Dominga faleceu no dia 16 de janeiro de 1993, aos 95 anos. Sua congregação está presente em 18 municípios da ilha, além de República Dominicana, Haiti, Venezuela e Estados Unidos. Em junho deste ano, terminou a fase diocesana de seu processo de beatificação. A causa continua no Vaticano.

 

Também pode te interessar:

 

FOTO VIRAL: Imagem da Virgem permanece intacta após incêndio em base militar

 

http://www.acidigital.com/noticias/foto-viral-imagem-da-virgem-permanece-intacta-apos-incendio-em-base-militar-32400/