O Papa Francisco se comoveu profundamente ao escutar o testemunho de uma adolescente hispânica de 17 anos vítima de bullying nos Estados Unidos e pediu para que cantasse para milhões de telespectadores.

O Pontífice participou, ao vivo direto do Vaticano, nesta segunda-feira, 31, de um programa de TV nos EUA. Via satélite, Francisco conversou com plateias que estavam conectadas em três cidades diferentes: Los Angeles, Chicago e Texas – cidades que não puderam ser incluídas em sua próxima visita ao país. O evento foi moderado pelo jornalista David Muir, apresentador do programa World News Tonight da rede ABC.

 

 
#CoisasDeFrancisco Papa pede para adolescente que chorava cant...

#CoisasDeFrancisco Você precisa de uma "dose de CORAGEM" para superar as adversidades no dia de hoje? Veja o vídeo!O Papa Francisco pediu para que uma adolescente cantasse para ele nesta terça-feira (1º). Valerie Herrera, de 17 anos, chorou enquanto conversava com o papa em uma videoconferência com estudantes.De Chicago, Valerie se emocionou ao contar que sofria #bullying na escola por causa de uma doença de pele e que tinha buscado refúgio na música. Diante do pedido do papa, ela hesitou um pouco, mas ele disse para que ela fosse corajosa. Ela cantou uma versão em espanhol de "By You, Mary". Enquanto escutava, o pontífice sorriu e, depois, agradeceu.Créditos no vídeo.#PopeFrancis #PapaFrancisco #Vídeo #Music #Cantar #Doença

Posted by Jovens Conectados on Tuesday, September 1, 2015

 

Embora a audiência fosse ao ar na sexta-feira, 4 de setembro às 22h (hora do leste), a rede difundiu ontem uma parte do programa.

Nesta parte do programa, vemos a estudante Valerie Herrera, uma adolescente de apenas 17 anos, filha de imigrantes mexicanos que sofre bullying por sua aparência. Ela apresenta manchas brancas em seu rosto e corpo devido ao vitiligo (doença cutânea que causa a perda gradativa da pigmentação da pele), que padece desde 4 anos de idade.

A menor, que estuda no colégio jesuíta Cristo Rei de Chicago, foi uma das assistentes à audiência virtual e não sabia que teria a oportunidade de falar com o Papa Francisco.

Quando chegou o momento, Valerie contou ao Santo Padre sua luta contra o vitiligo e que tinha sido vítima de bullying. Disse que sempre participou ativamente em sua paróquia e fazia parte do coral da Igreja. Chorou enquanto contava ao Papa e disse que graças ao canto e ao apoio de sua família finalmente aprendeu a aceitar-se.

Foi então que recebeu o pedido surpresa do Pontífice, que se esforçou para falar em inglês. “Gostaria de pedir que cante uma canção para mim. Seja corajosa”, disse o Santo Padre.

Depois de uma pausa e a exortação da plateia, Valerie entoou uns versos de uma canção mariana, popularmente conhecida como "Mãe" ou "Junto a ti Maria".

Em declarações posteriores à Rede ABC, Valerie confessou que escolheu essa canção porque sua mãe a ensinou quando era criança e começou a participar do coral.

"Foi a primeira canção que passou pela minha cabeça. No início, não tinha ideia de como começar, não conseguia nem lembrar as primeiras palavras", adicionou Valerie.

“Olhei para a minha mamãe, que estava sentada na audiência e pensei: ‘OK, ela está aqui e sou capaz de fazer’. O fato de olhar para ela me encheu de coragem”, indicou.

O Papa agradeceu pela canção.

O evento se realiza dias antes da chegada do Papa Francisco aos Estados Unidos prevista para o dia 22 de setembro. Durante sua viagem, visitará as cidades de Washington D.C., Nova Iorque e Filadélfia.