O Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, defendeu a necessidade da conversão para se chegar à paz. “Não pode existir justiça entre os homens se não há justiça para com Deus”, disse o purpurado na terça-feira, 1º, durante o Simpósio Internacional “Promoção da cultura da paz num mundo em conflito”, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Segundo a Rádio Vaticano, Cardeal Turkson apontou cinco elementos essenciais para se construir uma sociedade mais justa e pacífica: discernimento e realidade; visão do todo; confiança e paciência; a cultura da paz e o compromisso com o diálogo.

O Cardeal ganês declarou que “paz tem uma irmã e ela se chama justiça”. Além disso, de acordo com ele “os promotores da paz tendem a emergir de situações de sofrimento, não dos ambientes acadêmicos”.

Porém, conforme informou a Rádio Vaticano, o presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz assinalou que não se pode permitir que os oprimidos se tornem opressores. Nesse sentido, é preciso recordar que o “compromisso com a justiça e a não-violência está intrinsicamente conectado à conversão”.

A respeito dos elementos indicados para a construção de uma sociedade justa e pacífica, o Cardeal falou sobre o discernimento como a capacidade de ler os sinais dos tempos, a realidade, o que não acontece automaticamente, sendo necessários aprendizagem e prática.

Segundo ele, os “sinais genuínos são resultado do passado com todos seus erros e esforços e provêm a base e os desafios para aquilo que devemos fazer para construir o hoje de acordo com uma visão de futuro”.

Em relação à visão do todo, Cardeal Turkson refletiu sobre o egoísmo que impede reconhecer no outro um semelhante. Ele ressaltou que “uma cultura da paz é desenvolvida por aqueles que praticam a paz em sua vida diária”.

Por fim, sublinhou que a cultura da paz se dá quando todos trabalham unidos, sendo preciso, então, confiança e paciência para lidar com a diversidade. De acordo com o purpurado, a chave para unir na diversidade é um forte compromisso com o diálogo.

Também participaram do Simpósio o Arcebispo do Rio de Janeiro e Grã-chanceler da PUC-Rio, Cardeal Orani João Tempesta, o Reitor da Universidade, Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e o Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas, professor Paulo Fernando Carneiro de Andrade. O evento segue até esta quinta-feira, 3.

Na manhã de ontem, quando também foi celebrado Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o Cardeal Turkson plantou um ipê no campus da PUC-Rio, ao lado da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, como um gesto simbólico pela paz e pela preservação do meio ambiente.