As religiosas mártires Fidela Oller, Josefa Monrabal e Facunda Margenat serão beatificadas no dia 5 de setembro na Catedral de Gerona (Espanha), durante uma cerimônia que será presidida pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

As irmãs Oller e Monrabal foram vítimas da perseguição religiosa em 1936 em Xeresa, em Valência, enquanto que a irmã Margenat foi assassinada em Barcelona. As três pertenceram à Ordem Religiosa de São José de Gerona.

Em declarações à Rádio Vaticano, a irmã Maria Martínez, da mesma congregação das religiosas mártires, explicou que as religiosas se dedicavam a atender os doentes e que “não lutavam para defender nenhuma ideologia política. Foram buscadas por serem religiosas e elas perdoaram as pessoas que as matariam, essa é a grandeza do martírio”.

O Instituto de Religiosas de São José de Gerona, fundado em 1870 pela venerável Maria Gay Tibau, desenvolve seu apostolado principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência aos idosos. Mais de 400 religiosas realizam seu trabalho nas 54 comunidades da congregação nos continentes da Europa, América Latina e África.

Segundo explica a página oficial da beatificação das religiosas mártires, Fidela Oller foi “perseguida como religiosa e superiora, foi presa e martirizada pelos militares no caminho de Xeresa (Valência) no dia 30 de agosto de 1936”.

“Sua vida foi uma preparação contínua, e, ante a chamada premente do Senhor, madre Fidela respondeu com heroísmo aos 67 anos de idade”, assinalou.

Por sua parte, a irmã Josefa Monrabal, depois de ser “expulsa com violência da comunidade em 1936, procurou refúgio na casa do seu irmão na Gandía”.

“Ali, foi presa e levada ao martírio junto com a Madre Fidela. Foi chamada pelo Senhor a oferecer o supremo sacrifício de amor aos 35 anos de idade”, explica a página.

No caso da Madre Facunda Margenat, “foi expulsa da comunidade, do lugar onde morava, a religiosa permaneceu refugiada com a família do doente ao qual assistia”.

“Foi denunciada pela portera do edifício, então a procuraram para conduzi-la ao martírio na madrugada do dia 26 de agosto. O Senhor a encontrou preparada para o encontro definitivo com Ele, enquanto servia um doente. Tinha 60 anos de idade”, indicaram.

A homenagem às religiosas vai acontecer no dia 4 de setembro, quando os peregrinos serão acolhidos no Palácio de Congressos de Gerona. A seguir rezarão as vésperas solenes na Basílica Paroquial de Sant Félix.

No dia 5 de setembro, a Catedral de Gerona abrirá suas portas aos fiéis desde às 9h (hora local) e a cerimônia de beatificação começará por volta das 11h.

No dia seguinte, na cidade valenciana da Gandía, será celebrada uma Missa em ação de graças.

Na página oficial da beatificação das mártires (http://www.beatificacionmartiresirsjg.org/inscripcion) está sendo realizada a inscrição para participar das atividades e o dinheiro arrecadado será destinado integralmente a organizações que ajudam os cristãos perseguidos na Síria e atendem a crise migratória no Mediterrâneo.