Guardiães da fé é um documentário que um grupo de jovens espanhóis está realizando no Iraque. Percorrem todo o país recolhendo testemunhos sobre a realidade dos cristãos que tiveram que abandonar suas cidades, suas casas e todas seus pertences depois da invasão do Estado Islâmico, como ocorreu em Qaraqosh.

Segundo conta Jaume Vive, produtor e diretor do documentário, o projeto nasceu no ano passado quando trabalhou no Líbano com várias famílias refugiadas no Iraque e na Síria. “Ao longo deste ano este projeto foi tomando forma e percebemos que necessitamos seu testemunho”, comentou ao Grupo ACI.

“Vivemos muito tranquilos em um país da Europa onde não existe uma perseguição cruel aos cristãos, embora exista uma perseguição social, pois as pessoas abandonam a fé, quem é católico se envergonha de Cristo. Entretanto, existem pessoas que estão perdendo tudo por não querer converter-se ao Islã e não renunciar a sua fé. Eles são um grande testemunho e podem fazer muito bem a cada um dos europeus que vivem tão acomodados e complexados”, assegura Vives.

 

Nesse sentido, o jovem diretor explicou que se trata de “um drama”. “Os cristãos estão há dois mil anos nessa terra e muitos deles nos explicaram que seus próprios vizinhos os expulsam de suas cidades”.

O documentário Guardiães da Fé relata como a vida de 300 famílias de Qaraqosh foi radicalmente transformada, no dia 6 de agosto de 2014, quando as tropas do Estado Islâmico invadiram a cidade.

Neste dia, relata Vives ao Grupo ACI, as pessoas começaram a fugir da cidade. Para este documentário entrevistaram diversos cristãos que atualmente estão vivendo em campos de refugiados, casas inacabadas ou contêineres de mercadorias adaptados como moradias.

Vives recordou, por exemplo, o caso de Davi, pai de uma menina que morreu enquanto tomava o café da manhã no pátio da sua casa, durante a explosão de uma bomba; ou a história da mãe de Cristina, uma menina com apenas três anos que foi sequestrada e cujos pais foram abandonados na metade do deserto.

“Também entrevistamos um casal de 70 anos, que foi sequestrado pelo Estado Islâmico em Qaraqosh durante 20 dias. Eles caminharam durante dois dias para a cidade de Erbil, sem água nem comida. Agora, o esposo ficou com o pé gangrenado devido ao esforço. Moram em um centro comercial, em uma parte cedida pelo dono aos cristãos”, contou.

Jaume assegurou que o projeto está crescendo graças a colaboração da associação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), a qual lhes facilitou informação e ajuda local, entretanto, o custo da estadia, tradutores e deslocamentos no Iraque foi conseguido principalmente mediante doações de algumas pessoas que de maneira pessoal apoiaram seu projeto.

Além disso, estes jovens repartirão 150 conjuntos de roupa esportiva doados pela marca Kelme.

Confira o vídeo do documentário em inglês: 

https://www.youtube.com/watch?t=123&v=Yo3dW_lQxfo

Também pode te interessar outras ações da AIS:

#6deAgosto: AIS promove Dia Internacional de Oração pelos Cristãos no Oriente Médio

http://www.acidigital.com/noticias/ais-promove-dia-internacional-de-oracao-pelos-cristaos-no-oriente-medio-98598/