Uma história inédita de J.R.R Tolkien será publicada na próxima semana no Reino Unido e promete ser uma impressionante novidade deste famoso escritor e seus primeiros passos na literatura.

“A história de Kullervo” é a versão de Tolkien do conto finlandês do século XIX “Kalevala”, a trama é sobre um órfão que vinga a morte da sua família e acidentalmente se apaixona pela sua irmã e comete suicídio.

"Tolkien disse que pretendia fazer seu próprio ‘Kalevala’, por isso fiquei profundamente intrigado sobre como contribuirá sua imaginação cristã no conto", afirmou Joseph Pearce, perito em Tolkien e diretor do Centro de Fé e Cultura no Aquinas College de Nashville (Estados Unidos).

Apesar de que não tenha terminado "A história de Kullervo" e ainda não tenha sido publicada, Tolkien a considerou "o germe de escrever histórias legendárias por mim mesmo", conforme aponta The Guardian.

O manuscrito incompleto serviu de base para o seu posterior livro "O Silmarillion".

Tolkien começou a escrever "A história de Kullervo" quando tinha 23 anos de idade e estudava na Universidade de Oxford. Ele e C.S. Lewis compartilharam seu amor pela mitologia nórdica, por isso Pearce aponta que provavelmente essa seria a maneira através da qual Tolkien descobriu Kalevala.

"Ambos amavam a narração, a fantasia que lhe envolvia", disse Pearce. "Mas também existe um sentido no qual o homem, ao acreditar se acha dono de seu próprio destino é dominado por este. Quer dizer, não somos deuses e quando fingimos sê-lo avocamos à destruição".

"Isto é algo que une o paganismo da mitologia nórdica e o cristianismo de Tolkien e de Lewis", acrescenta.

A vingança, o incesto e o suicídio que encontramos na "História de Kullervo" não são típicos na literatura cristã. Entretanto Tolkien não foi o único escritor cristão em explorar os escuros temas do começo do século XX. G.K. Chesterton em "O homem que era quinta-feira", publicado em 1908 e T.S Eliot em "A terra baldia", de 1922.

Pearce explica esta fascinação por tramas escuras por parte de escritores cristãos, argumentando que "o mundo moderno é muito negro e ao ser representado em sua fealdade o torna mais verídico".

Qual é a verdade moral detrás da "história de Kullervo"?  O orgulho precede a queda. "Quando achamos que somos os donos do nosso destino, nos lançamos ao despenhadeiro", assegura Pearce.

"A história de Kullervo" será publicada no próximo dia 27 de agosto no Reino Unido e em abril de 2016 nos Estados Unidos.