O Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Luis Augusto Castro Quiroga se reuniu na última segunda-feira, 17, na capital de Cuba com representantes das FARC. Através de um diálogo com os jornalistas, em uma coletiva de imprensa explicou que não se podem confirmar se haverá um encontro com o Papa Francisco na visita a ser realizada à ilha em setembro.

O Arcebispo de Tunja também explicou que “isso foi dialogado, mas não em termos de que se concretize porque as FARC e eu não temos autoridade para tomar decisões, simplesmente falamos do quanto seria conveniente a visita do Papa”.

Reiterando o que disse há alguns dias sobre a possibilidade de uma possível visita do Santo Padre, o Prelado disse que “não se pode tirar nenhuma conclusão porque tudo que está relacionado às visitas do Papa é decidido pelo Vaticano, em concordância com o Governo e a Igreja cubana”.

Através de um diálogo com alguns meios de comunicação, o Arcebispo ressaltou que o Pontífice sempre está interessado nos diálogos de Havana e certamente ele gostaria de saber o que está acontecendo lá.

Conforme informa a página da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Castro disse que no encontro com os líderes das FARC “estiveram falando sobre esse tema, de como fazer que o desejo do Papa Francisco de ajudar nos diálogos de paz se concretize de uma maneira prática, por exemplo através de um representante”.

O Prelado insistiu ainda que o povo colombiano tem o direito de ter mais informação a respeito do que está acontecendo em Havana.

"Que bom seria que, por exemplo, a cada semana publicassem em Havana um pequeno comunicado para toda Colômbia e possam perceber que existem novidades, vitórias e passos positivos; para que os colombianos recuperem a esperança e apoiem os caminhos para a busca da paz", disse o Arcebispo.

Durante o encontro com as FARC, o Arcebispo esteve acompanhado por Dom Nél Beltrán Santamaría, Bispo Emérito de Sincelejo; e o Pe. Darío Echeverri, secretário da Comissão de Conciliação Nacional.