A Guarda Suíça, encarregada de zelar pela segurança do Papa Francisco, será protagonista do prestigioso Festival de Cinema de Veneza (Itália), através de um filme apresentado pelo Centro Televisivo Vaticano.

O título do filme será “O menor exército do mundo” – como é conhecido popularmente – e nele alguns jovens guardas suíços contam sua história, através das ordens do diretor Gianfranco Pannone. O filme, não obstante, está fora de concurso.

Em uma entrevista à Rádio Vaticano, o artista italiano conta que este projeto “se transformou, entretanto, sempre mais num olhar de dentro, um tipo de bastidores de uma instituição, de fato, mais que centenária, que a maioria não conhece ou que, se conhecem, é sempre através da ideia um pouco estereotipada”.

O diretor assegura ainda que durante a gravação encontrou uma grande abertura dentro da Guarda Suíça. “Eu mesmo fiquei surpreso, talvez até eu sofria de um preconceito”.

Na gravação, “conto a vida cotidiana de alguns jovens, em particular, de Leo, René, Michele, Marco, com quem sigo esse percurso e formação até que juram fidelidade ao Papa e à Igreja, transformando-se efetivamente em Guardas Suíços”.

Pannone sublinhou que “a cotidianidade” é um dos aspectos que ele mais desejava ressaltar, junto à “humanidade” dos soldados. “Inclusive a normalidade do dia a dia, os passeios, as conversas, as intimidades, as dúvidas...”

“Temos o entusiasmo de poder correr dentro dos jardins vaticanos, ao invés de conversar sobre a emoção de fazer a guarda do Papa durante a noite e a cinco metros do seu quarto”.

“Acredito que essa impressão diversa e positiva seja fortemente influenciada pela presença do Santo Padre, Papa Francisco, que é uma figura que, de alguma maneira, aparece sempre de fundo, mas é importantíssima e que também definirá a solução de algumas dúvidas de uma das nossas testemunhas, René, que é um Guarda Suíço que se questiona: ele está para se formar em Teologia, por isso tem algumas dúvidas sobre o seu papel de soldado”.

Definitivamente, “foi uma experiência extraordinária desse ponto de vista, porque me abriu um mundo”.

A Mostra Internacional de Cinema de Veneza é uma das mais importantes do mundo e é celebrada a cada mês de setembro. A edição deste ano será entre os dias 2 e 12 e o prêmio máximo que concedem é o Leão de Ouro.

Por sua parte, a Guarda a Suíça Pontifícia foi estabelecida pelo Papa Julio II em 1506 para sua proteção pessoal. O batismo de fogo do Corpo teve lugar em 6 de maio de 1527, durante o saque de Roma. Esse dia, 147 dos 189 guardas morreram lutando contra as tropas do Imperador Carlos V para permitir ao Papa Clemente escapar, escoltado pelos guardas suíços restantes. Em memória desse dia, os guardas fazem o seu juramento a cada ano no dia 6 de maio para defender o Pontífice Romano até dar sua própria vida.