Foi publicado nesta quinta-feira o calendário oficial do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco no início deste ano. Como já havia sido divulgado, o início será no dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada conceição, que será aberta a Porta Santa da Basílica de São Pedro.

No mesmo mês, no dia 13, haverá a abertura da Porta Santa da Basílica de São João em Latrão e nas Catedrais do Mundo, sendo que, a Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior será aberta no dia 1º de janeiro, Solenidade de Santa Maria Santíssima Mãe de Deus. E, a abertura da Porta Santa da Basílica de São Paulo Extramuros será no dia 25 de janeiro, Festa da Conversão de São Paulo.

Em fevereiro, no dia 2, Festa da Apresentação do Senhor, quando a Igreja comemora o Dia da Vida Consagrada, será realizado o Jubileu e encerramento do Ano da Vida Consagrada. E, no dia 10, Quarta-feira de Cinzas, acontecerá o envio dos Missionários da Misericórdia, na Basílica de São Pedro.

Outro momento agendado para este mês é o Jubileu dos membros da Cúria Romana, no dia 22, quando se celebra a Cátedra de São Pedro.

No mês de março, será promovida a iniciativa “24 horas para o Senhor”, com celebração penitencial em São Pedro, com início na tarde do dia 4, seguindo até o dia seguinte.

Pelo calendário litúrgico, neste mês, no dia 20, será o Domingo de Ramos, quando se celebra a Jornada Diocesana da Juventude, a qual também será inserida no Jubileu da Misericórdia.

Duas semanas depois, no dia 3 de abril, a Igreja vai celebrar o Domingo da Divina Misericórdia. Neste dia, acontecerá o Jubileu para todos os que aderem a essa espiritualidade. Ainda neste mês, os adolescentes de 13 a 16 anos terão o seu Jubileu, no dia 24.

Os diáconos celebrarão seu jubileu em 29 de maio e os sacerdotes, em 3 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e comemoração pelos 160 anos do começo desta festa, iniciada em 1856, por Pio IX.

Também neste mês, no dia 12, será o Jubileu dos Doentes e das Pessoas com deficiência.

Em seguida, vem a Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 26 de julho a 1º de agosto, em Cracóvia, Polônia, celebrando, assim, o Jubileu dos jovens. Esta JMJ terá como tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”.

No dia 4 de setembro, XXIII Domingo do Tempo Comum, em razão da memória da Beata Teresa de Calcutá que é celebrada em 5 de setembro, acontecerá o Jubileu dos operadores e voluntários da misericórdia. Já os catequistas terão seu Jubileu no dia 25 deste mês.

Em outubro, quando a Igreja a festa de Nossa senhora do Rosário (7 de outubro), acontecerá o Jubileu Mariano, nos dias 8 e 9.

Em novembro, por ocasião da Solenidade de Todos os Santos, no dia 1º, a Santa Missa presidida pelo Santo Padre em memória dos fiéis defuntos estará inserida programação oficial do Jubileu da Misericórdia. E, no dia 6, será o Jubileu dos presos, em São Pedro.

Chegando ao fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, haverá o encerramento da Porta Santa nas Basílicas de Roma e nas Dioceses, no dia 13 de novembro, e o encerramento da Porta Santa em São Pedro e conclusão do Jubileu, no dia 20, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Confira as informações sobre o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, no site: http://www.im.va/content/gdm/pt.html