No dia 29 de julho a Igreja universal recorda a figura da Santa Marta da Betânia, irmã de Maria e Lázaro, padroeira do lar, das cozinheiras, donas de casa, faxineiras, casas de hóspedes, hoteleiros, lavadeiras e das irmãs de caridade.

É a ela que Jesus disse, como narra o Evangelho de São Lucas (10, 41-42): “Marta, Marta, te preocupas e te agitas por muitas coisas; e há necessidade de poucas, ou melhor, de uma apenas. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada”.

Santa Marta é representada vestida de azul ou verde, com uma cruz, um avental e levando consigo um molho de chaves ou uma tocha. Ela está em atitude de serviço. Esta discípula de Jesus é geralmente invocada pelos fiéis para pedir sua intercessão ante as coisas urgentes e difíceis, pois foi através de suas súplicas que obteve de Jesus a graça de que seu irmão Lázaro voltasse à vida.

A Santa que sempre mostrou um grande afã de serviço, é também invocada para que ajude os fiéis a desempenharem seus deveres cristãos com diligência e responsabilidade.

Os Santos Basílio e Gregório Magno a consideram modelo evangélico das almas contemplativas.

Confira mais sobre a vida de Santa Marta: http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=140