Hoje a Igreja recorda a memória litúrgica de Sant'Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e avós de Jesus. Em razão desta data, celebra-se também o Dia dos Avós, aqueles que, segundo o Papa Francisco, são responsáveis por transmitir às gerações seguintes as memórias e a fé.

Ana e Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. Mas, não desistiram e rezaram por muito tempo, até que Ana engravidou. Pouco se sabe da vida deles, mas o próprio Jesus diz no Evangelho que “dos frutos conhecereis a planta”. Assim, olhando a santidade de Maria, pode-se descrever a santidade de seus pais.

“Temos muito poucas informações sobre Sant'Ana e São Joaquim. As únicas informações de que dispomos podemos obter através da filha, Maria. Eis, então, a proposta que eu faço: entremos na pequena casa de Nazaré e ouçamos Maria que responde ao Anjo: ‘Faça-se em mim segundo a vossa palavra’. Como nasceu esse ‘Faça-se em mim’? Evidentemente, naquele ‘Sim’ encontra-se a graça de Deus, encontra-se a liberdade dócil de Maria, mas também a educação que recebeu da família”, assinalou o Cardeal Angelo Comastri em entrevista a Rádio Vaticano, em 2011, ao celebrar a memória litúrgica desses santos.

“Há uma educação à escuta da voz de Deus, que Maria aprendeu de Sant'Ana e São Joaquim. Naquele ‘Sim’ maravilhoso encontra-se, de certo modo, o perfume da vida e do testemunho de família que Maria respirou junto a seus pais”, sublinhou o Cardeal.

A princípio, apenas Sant’Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também São Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.

Há dois anos, o Papa Francisco recordou os avós de Cristo em suas palavras prévias à Oração do Ângelus no palácio episcopal do Rio do Janeiro (Brasil), onde estava por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“Hoje a Igreja celebra os pais da Virgem Maria, os avós de Jesus: São Joaquim e Sant’Ana. Na casa deles, veio ao mundo Maria, trazendo consigo aquele mistério extraordinário da Imaculada Conceição; na casa deles, cresceu, acompanhada pelo seu amor e pela sua fé; na casa deles, aprendeu a escutar o Senhor e seguir a sua vontade”, expressou o Santo Padre.

Assim, Francisco destacou que “São Joaquim e Sant’Ana fazem parte de uma longa corrente que transmitiu o amor a Deus, no calor da família, até Maria, que acolheu em seu seio o Filho de Deus e o ofereceu ao mundo, ofereceu-o a nós. Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé! ”

“Olhando para o ambiente familiar, queria destacar uma coisa: hoje, na festa de São Joaquim e Sant’Ana, no Brasil como em outros países, se celebra a festa dos avós. Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família”.

Em setembro de 2014, durante encontro com idosos, na Praça São Pedro, o Papa Francisco explicou qual é o papel dos avós nas famílias. “Aos avós, que receberam a bênção de ver os filhos dos filhos (cf. Sal 128/127, 6), está confiada uma grande tarefa: transmitir a experiência da vida, a história de uma família, de uma comunidade, de um povo; partilhar, com simplicidade, uma sabedoria e a própria fé, que é a herança mais preciosa! Felizes aquelas famílias que têm os avós perto! O avô é pai duas vezes e a avó é mãe duas vezes”.

Segundo o Pontífice, um povo que não guarda os avós não tem futuro, pois perde a memória e se separa das próprias raízes. “Mas atenção! Vós tendes a responsabilidade de manter vivas estas raízes em vós mesmos! Com a oração, a leitura do Evangelho, as obras de misericórdia. Assim, permanecemos como árvores vivas, que, mesmo na velhice, não cessam de dar fruto. Uma das coisas mais belas da vida de família, da nossa vida humana de família, é acariciar uma criança e deixar-se acariciar por um avô e por uma avó”, disse aos participantes do encontro.

Sant’Ana e São Joaquim, avós de Jesus e padroeiros de todos os avós, zelam também pelas famílias. Por isso, estarão presentes no próximo Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá entre 22 e 25 de setembro na Filadélfia, Estados Unidos. O ícone da Sagrada Família, pintado para este evento, traz ao fundo a imagem dos avós de Cristo. A descrição da obra explica: “Por trás de tudo ficam a mãe e o pai de Maria, Sant’Ana e São Joaquim. Eles, juntamente com Maria e José, giram tudo na direção de Cristo. Com rostos pensativos, sua alegria não vem da remoção do sofrimento com a vinda de Nosso Senhor, mas a partir de uma firme e estável confiança em Cristo como sua estrela da manhã, que os orienta através das tempestades da vida”.