George Weidenfeld tinha apenas 18 anos quando as forças nazistas ocuparam a Áustria em 1938. Hoje poderia não estar vivo, mas acaba de completar 95 anos, algo que foi possível graças à abnegação e generosidade dos cristãos durante a Segunda Guerra Mundial.

Weidenfeld foi um dos inúmeros jovens judeus dos países invadidos pelos nazistas e recolocado na Inglaterra mediante iniciativas cristãs. Quando chegou, Weidenfeld disse que os cristãos lhe deram alimentos e roupas e o ajudaram a reinstalar-se no país.

Hoje a figura se inverteu e, em um esforço por devolver algo da generosidade que recebeu durante a Segunda Guerra Mundial, Weidenfeld lançou um novo programa para resgatar cristãos que são duramente perseguidos pelo Estado Islâmico no Oriente Médio.

O Weidenfeld Safe Havens Fund (Fundo Weidenfeld de Refúgio Seguro) busca resgatar aproximadamente dois mil cristãos na Síria e no Iraque durante os próximos dois anos.

“Tenho uma dívida para pagar”, esta se aplica a tantos jovens que estavam no Kindertransports. “Foram os Quakers e outras denominações cristãs que trouxeram as crianças para a Inglaterra”, declarou George.

“Foi uma operação de mente muito elevada e nós, judeus, devemos também ser gratos e fazer algo para os cristãos em vias de extinção”, acrescentou.

O projeto criado por Weidenfeld, na semana passada, organizou o voo de 150 cristãos sírios para a Polônia, onde eles vão buscar refúgio.

A iniciativa enfrentou algumas críticas pela sua exclusão de outras minorias religiosas perseguidas no Oriente Médio, incluindo os yazidis, drusos e muçulmanos xiitas; mas Weidenfeld defendeu o foco do projeto sobre os cristãos.

“Eu não posso salvar o mundo, mas há uma possibilidade muito específica no lado cristão”, concluiu George Weidenfeld.