A Diocese de Holguín (Cuba), apresentou nesta terça-feira o logotipo para a visita do Papa Francisco à diocese, prevista para o próximo 21 de setembro, no marco da sua viagem à ilha, cujo lema será: “Missionário da Misericórdia”.

A apresentação foi divulgada no Centro de Formação “São Arnoldo Janssen” com a presença do Bispo de Holguín, Dom Emilio Aranguren Echeverría; e o membro da equipe de comunicações, Juan Pablo Aguilera Torralbas.

O logotipo é azul com fundo branco e consiste em uma mitra sobre a qual representam de maneira abstrata os elementos que simbolizam os territórios que conformam a Diocese, que abarca os 14 municípios da província de Holguín e seis da província de Las Tunas. Debaixo da mitra está o lema da visita: “Missionário da Misericórdia”.

De acordo com a revista Cocuyo, durante a apresentação Aguilera explicou que “dentro da mitra estão representados três níveis: o mar, a cidade e as montanhas, elementos geográficos que compõem a região. As baías de Bariay e Nipe foram os cenários da chegada do Evangelho e do lugar onde foi encontrada a imagem da Virgem da Caridade do Cobre, respectivamente”.

Do mesmo modo, indicou que “o cacto típico da região, conhecido como `tunas´, do qual se retira o nome de uma parte da Diocese. Edifícios, igrejas e casas missionárias representam abstratamente as cidades das duas províncias e os lugares em que se desenvolve a vida do povo cubano, enquanto que as montanhas no fundo se referem às principais cadeias de montanhas de Holguín e de Las Tunas”.

Finalmente, sobre o conjunto se encontra a Colina da Cruz. O programa da visita assinala que nesta diocese presidirá a bênção da Cidade da Loma de la Cruz e Holguín; celebrará também uma Missa na Praça da Revolução.

Papa Francisco estará em Cuba entre os dias 19 e 22 de setembro deste ano e realizará visitas pastorais a Havana, Holguín e Santiago de Cuba.