Mais de 200 jovens de cerca de 40 expressões juvenis de todo o Brasil estão reunidos em Belém (PA), onde acontece o II Encontro Nacional de Jovens Líderes dos Movimentos e Novas Comunidades (ENJMC). Promovido pela Comissão Episcopal Pastoral da CNBB (CEPJ), em parceria com o Setor Juventude da Arquidiocese de Belém, o evento teve início na noite de terça-feira, 14, e segue até domingo, 19.

A abertura do evento aconteceu com a Santa Missa, na Basílica de Nazaré. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Vilsom Basso, e o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, presidiram a Celebração. Durante a homilia, Dom Vilsom recordou a importância da juventude na Igreja, como apontam recentes documentos da CNBB.

O encontro é inspirado na Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelli Gaudium, tendo como tema “Saiamos para anunciar a vida de Jesus Cristo” (EG 49). A iluminação bíblica foi retirada do Evangelho de São Marcos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

Com programação diversificada, o evento congrega os jovens para momentos de Celebração Eucarística, Adoração, caminhada pela paz nas ruas de Belém, experiência de missão, show, pregações e apresentação do projeto #Rota300, realizada para a juventude em preparação para as comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, a ser celebrado em 2017.

Entre os palestrantes do evento, estão o representante do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Padre João Chagas, e o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo. Há também a presença do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, do Bispo auxiliar, Dom Irineu Roman e do Bispo de Caruaru (PE), Dom Bernardino Marchió.

O ENJMC tem cobertura completa pelos canais da Equipe Nacional de Comunicação da Comissão para Juventude da CNBB – Jovens Conectados – na internet: site, Facebook, Twitter, Instagran, transmissões via Periscope e Grupo Aberto no Viber. Basta procurar pelo termo "Jovens Conectados" em cada um destes canais.

Para acompanhar a cobertura pela internet confira também:
http://www.jovensconectados.org.br/acompanhe-a-cobertura-do-enjmc.html