Como parte do segundo dia da sua viagem ao Equador, o Papa Francisco realizou nesta segunda-feira uma breve visita ao Santuário da Divina Misericórdia, a segunda maior Igreja da cidade de Guayaquil, depois da Catedral, onde declarou aos equatorianos: “os levo no meu coração e peço a Cristo que os cubra com a sua misericórdia”

O Santo Padre chegou ao santuário no papamóvel. Durante o percurso recebeu a demonstração de carinho dos milhares de fiéis, muitos dos quais caminharam vários quilômetros durante a madrugada para conseguir estar perto dele durante esta visita.

Entre os fiéis também estava um numeroso grupo de pessoas com deficiência, os quais foram transladados em quatro ônibus. Enquanto do lado de fora do templo estavam corais e grupos de música, dentro do local esperaram ao Pontífice membros do Lar São José, grupos religiosos, jovens com deficiência e membros da família da Divina Misericórdia.

Dentro do templo, o Santo Padre continuou recebendo o carinho dos fiéis. Antes de chegar no altar para rezar diante da imagem da Virgem Maria, abençoou um enfermo que estava sobre uma maca.

Durante esta visita esteve acompanhado do Arcebispo de Guayaquil, Dom Antônio Arregui, o Santo Padre presidiu do altar a Oração da Ave Maria junto a todos os fiéis e disse: “Agora vou celebrar Missa e os levo no meu coração. Disse a Jesus Cristo: Você conhece o nome de todos que estão aqui e peço que tenha muita Misericórdia para com eles, que os cubra com sua misericórdia e que a Virgem se sente ao lado de vocês”, expressou.

“Estamos indo à Missa, pedirei ao Arcebispo que não adie o horário. Peço-lhes por favor que rezem por mim, prometem que o farão? Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Obrigado pelo vosso testemunho cristão”, concluiu o Papa Francisco, antes de sair do santuário rumo ao Parque Los Samanes, onde mais de um milhão de fiéis o esperam para celebrar a Eucaristia.

O programa original da visita do Pontífice tinha previsto que a Missa seria celebrada neste santuário. Entretanto, por razões de segurança, o governo dispôs que fosse transladada ao Parque Samanes, onde a Eucaristia será presidida às 11:45 da manhã.

O Santuário da Divina Misericórdia

O Santuário tem 29 metros de altura e possui uma capacidade para 2.300 pessoas. Dentro dele construíram um altar de mármore. Na porta principal se aprecia um grande vitral de 288 metros quadrados com a imagem do Senhor da Divina Misericórdia.

A história do templo começou em junho de 2009, quando na Igreja Catedral colocaram um altar do Senhor da Divina Misericórdia. A grande quantidade de devotos presentes nesta cidade motivou que o Arcebispo de Guayaquil, Dom Antonio Arregui, pedisse à Associação da Divina Misericórdia que construísse um santuário em Guayaquil.

A construção foi iniciada no dia 26 de setembro de 2009. No dia 26 de junho do 2011 foi inaugurada a primeira parte, isto é, a primeira cúpula e o altar. Em maio de 2012 foi inaugurada a segunda parte da cúpula e em julho de 2013 foi finalizada a terceira etapa.

O templo foi edificado graças a contribuição de empresários e fiéis da cidade, possui uma área de 110.000 metros quadrados e compreende também uma casa de retiro, áreas recreativas, uma casa para sacerdotes, área para catequese e evangelização; assim como um espaço para 2.000 nichos de cemitério e um estacionamento para aproximadamente 120 automóveis.