Há mais de 400 anos nossos irmãos Equatorianos veneram a Virgem Maria sob o nome de Nossa Senhora del Quinche. Às vésperas da visita do Papa ao país divulgamos uma breve história da devoção cuja Festa central se celebra em novembro.               

Por volta do ano 1585 existia perto de Quito uma tribo de índios, chamados Oyacachis. Convertidos à fé desejaram uma imagem da Virgem para render devoção. Os índios de Lumbicí mandaram fazer uma estátua com um escultor quem a vendeu aos índios Oyacachis. Levaram-na ao povoado e a vestiram com uma singela túnica tecida.

Procurando um lugar apropriado para colocá-la, toparam com um nicho cavado em uma rocha e ali a colocaram. Naquele altar improvisado, começaram a venerá-la e -conforme conta-se- a Virgem agradecida por seus obséquios, começou a derramar sobre eles graças e bênçãos. A fama da Virgem de Oyacachi se estendeu pela comarca e então pensaram transladá-la e edificar uma Igreja. Em Oyacachi permaneceu a milagrosa imagem ao redor de 15 anos, mas logo se transladou a Quinche onde construíram-lhe um templo. A imagem é de madeira, de 62 centímetros de altura e se encontra cuidadosamente esculpida e adornada.

A imagem foi coroada canonicamente em 1943 e sua festa se celebra no dia 21 de novembro.