Jeanette Dolores e Alexander Joseph Toczko eram amigos desde seus oito anos de idade, logo se apaixonaram e nunca mais se separaram.

Casaram-se em 1940, tiveram cinco filhos e moravam em San Diego (Califórnia). Ficaram conhecidos por sua profunda fé católica e por viver ativamente o serviço em sua Paróquia.

Ele guardava em sua carteira uma fotografia de Jeanette no dia em que recebeu a Primeira Comunhão e sempre pediu a Deus a graça de morrer nos braços da sua esposa.

Há algumas semanas, Alexander, de 95 anos, sofreu uma queda acidental e fraturou o quadril. Sua saúde começou a piorar. Jeanette, de 96 anos, também adoeceu e permaneceram prostrados em camas contíguas num asilo perto dos seus filhos, e lhes disseram que “seu último desejo era morrer nos braços do outro”.

O fim desta história aconteceu no dia 17 de junho, quando Alexander morreu rodeado dos seus filhos e com a mão dada à sua esposa.

Sua filha Aimee Toczko-Cushman narrou este momento e contou à sua mãe que o esposo havia falecido. "Disse à minha mãe que ele morreu. Ela o abraçou e lhe disse: 'Olha, isto é o que desejava. Você morreu nos meus braços e eu te amo. Te amo, espera-me, logo estarei aí’".

Os filhos saíram do local para permitir que a sua mãe pudesse se despedir com privacidade. Aproximadamente 24 horas depois, Jeanette faleceu.

A família Toczko nasceu em Connecticut, filhos de famílias de imigrantes poloneses de grande fé católica. Viveram durante vários anos em Nova Iorque, onde Alexander se dedicou à arte, à fotografia e à publicidade.

Em seu obituário, foi pedido aos amigos e familiares que não enviassem flores, mas doassem o dinheiro à Igreja Inmaculate Conception de Old Town, San Diego, onde participavam desde 1971 e desde então foram os membros mais ativos da comunidade paroquial.

O atual pároco, Pe. Richard Perozich, explicou ao Grupo ACI que os Toczko foram um casal modelo de fé e serviço, de assídua assistência aos sacramentos e participavam em todos os ministérios da Paróquia.

Há um ano, devido à avançada idade e aos problemas de saúde, seus filhos os levaram para viver a 30 quilômetros da Paróquia. Entretanto, seu testemunho de fé, entrega e alegria é recordado por toda a comunidade.

Segundo o obituário que seus filhos redigiram, "o compromisso de um pelo outro transcendeu o tempo". Os Toczko tiveram cinco filhos, dez netos e seis bisnetos.