O Papa Francisco visitou na manhã de hoje o mosteiro Mater Ecclesia nos Jardins do Vaticano, onde saudou o Papa emérito Bento XVI.

O Pontífice foi à sua residência às 10 da manhã para saudá-lo e desejar-lhe uma boa estadia – a visita durou cerca de meia hora– na casa de verão dos pontífices em Castelgandolfo, localizado a poucos quilômetros de Roma.

Segundo um comunicado da Santa Sé, o Papa Emérito foi transladado logo depois até a residência pontifícia, onde permanecerá até o próximo dia 14 de julho.

Apesar de que foi sugerido que nos primeiros dias de julho Bento XVI poderia estar acompanhado do Papa Francisco, finalmente parece que não será possível.

Desde a época do Papa Pio XII, os Papas passavam os meses de verão em Castel Gandolfo, e o pequeno povoado sente saudade da presença do Pontífice. Parece que além de ser um estímulo espiritual, a presença do Santo Padre era um pedido dos turistas e comerciantes.

É habitual que o Papa Francisco e Bento XVI se reúnam para trocar impressões. O Papa Emérito durante estes dois anos esteve em algumas celebrações no Vaticano, como na canonização de João Paulo II e João XXIII em 27 de abril de 2014 ou no Consistório para a Criação de novos cardeais em fevereiro de 2015.

No dia 19 de março deste ano, o Santo Padre também chamou o Papa Emérito para parabenizar-lhe pelo dia do seu onomástico, São José (seu nome de batismo é Joseph). Em outra ocasião, o Papa Francisco afirmou que ter Bento XVI no Vaticano “é como ter o avô sábio em casa”.