No último sábado, 13 de junho, foi inaugurada numa das montanhas da cidade síria de Maaloula, uma imagem da Virgem Maria que substitui outra destruída pelos jihadistas em 2013.

Segundo a Rádio Vaticano, a instalação da nova imagem foi celebrada por várias famílias cristãs e alguns líderes religiosos.

Maaloula está a cerca de 55 quilômetros de Damasco e tem uma população de aproximadamente quatro mil habitantes, em sua maioria cristãos. Esta cidade ficou conhecida pelas suas igrejas e mosteiros durante o século I, além de ser um lugar onde ainda se fala aramaico, o idioma da época de Cristo.

No final de 2013 a cidade estava nas mãos dos extremistas muçulmanos que sequestraram algumas religiosas e mulheres que estavam hospedadas em um convento local. Alguns meses depois foram libertadas.

Em abril de 2014 o exército sírio reconquistou a cidade.

Agora, com a nova imagem da Virgem Maria, busca-se voltar à normalidade nesta cidade cristã.

Os cristãos da Síria, assinala a Rádio Vaticano, representam cerca de 10% da população, estimada em 22 milhões de habitantes. Por causa da guerra que dura mais de quatro anos, pelo menos 30% deles buscaram refúgio nos países limítrofes como Líbano, Jordânia e Turquia, ou são refugiados internos.

As Nações Unidas estimam mais de 220 mil mortos e 680 mil feridos desde que a guerra civil na Síria começou.