Depois da invasão da cidade histórica de Palmira, os terroristas do ISIS massacraram 400 pessoas durante o último fim de semana, incluindo mulheres, crianças e idosos. Enquanto isso, em Aleppo milhares de cristãos fugiram e os que ficaram naquela região se preparam para que o pior.

Uma rede de televisão síria informou que “os terroristas do ISIS massacraram os habitantes por que não lhes obedeceram. Morreram doze funcionários estaduais e uma mulher cadeirante, assassinada junto a sua família na área de pediatria do hospital local”.

Ao mesmo tempo, os ativistas da oposição difundiram nas redes sociais: “Centenas de soldados do exército sírio foram assassinados e existem centenas de cadáveres uniformizados pelas ruas da cidade”.

Aproximadamente a 200 quilômetros ao norte de Palmira, a situação dos cristãos é dramática. "Rezem pelos habitantes de Aleppo. Nos últimos anos, as pessoas temem mais do que nunca", afirmou a religiosa católica Annie Demerjian.

Segundo declarações feitas pela religiosa à Organização ‘Ajuda à Igreja que sofre’, ela narrou: "Nós temos medo de fortes enfrentamentos, e por este motivo, milhares de pessoas já abandonaram a cidade, tanto cristãos quanto muçulmanos. Nos preparamos para o pior".

A zona de Aleppo está sendo disputada entre as forças do regime sírio e a oposição e existe uma participação cada vez maior das forças jihadistas, incluindo combatentes do ISIS. O bairro cristão foi bombardeado durante o fim de semana da Páscoa quando cerca de 15 pessoas morreram e várias ficaram feridas.

A irmã Demerjian explicou: "Os cristãos estão levando tudo o que podem e procuram refúgio no litoral ou no 'Vale dos cristãos'. Não sei exatamente quantas pessoas foram embora, imagino que sejam milhares. As regiões cristãs parecem estar vazias".

"Os cristãos de Aleppo ainda estão em estado de choque, os ataques que ocorreram na Páscoa foram muito duros. As pessoas se assustam com cada ruído forte. Muitas pessoas, estão morando entre ruínas. Uma mulher encontrou os seus filhos imóveis entre os escombros, mas, felizmente, sobreviveram. Outros morreram nos ataques realizados no domingo de Páscoa e enterramos muitos irmãos e irmãs. Passávamos de um funeral a outro. Foi muito triste", relatou a religiosa.

"Podem imaginar o sofrimento destas famílias? Os sobreviventes estão profundamente feridos por dentro, no profundo da sua alma. Mas já estamos acostumados, crescemos entre as bombas e a morte. Nós seguimos caminhando, com a ajuda de Deus".

Sobre a Palmira

A cidade histórica de Palmira foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade porque alberga construções romanas do século I e II. Além disso, foi ponto de encontro das caravanas na Rota da Seda. Até o ano 2011, estas ruínas eram uma das principais atrações turísticas do país.

Além de seu valor histórico, Palmira é um ponto estratégico porque está se localizada no centro do país, a aproximadamente 210 quilômetros de Damasco, a capital da Síria. A destruição desta cidade permitirá ao ISIS ter uma vantajosa posição para realizar futuros ataques contra a capital Síria.