Desde 1950 as religiosas de clausura do mosteiro de Santa Rita da Cassia recebem a doação de vestidos de noiva e os arrumam em seu ateliê de costura para dá-los de presente a mulheres que não têm condições econômicas para comprar um vestido novo.

Há 600 anos este mosteiro acolheu Santa Rita, uma mulher que sofreu abusos do seu marido e se tornou religiosa depois de ficar viúva. É conhecida como “a Santa das causas impossíveis” e muitas mulheres pedem a sua intercessão pelo bem-estar do seu matrimônio.

A Irmã Maria Laura é a encarregada desta popular obra de caridade e recebe os vestidos doados, os revisa para ajustá-los ou remendá-los. Antes de ser religiosa trabalhava na oficina de costura da sua mãe em Toscana.

Depois de receber os vestidos, os organiza por tamanho e cor. Então é ajudada pelas irmãs para cortar, remodelar, costurar e após estes ajustes elas ajudam as noivas no momento de escolher o vestido.

“Recentemente a procura dos vestidos aumentou. Talvez porque nossa obra se tornou mais conhecida ou porque a crise econômica cresceu. Mas isso não importa. Estamos felizes pois o nosso trabalho pode ajudar os mais necessitados”, declarou Irmã Maria Laura ao jornal Italiano ‘La Repubblica’.

Este serviço das religiosas teve início depois que um grupo de mulheres levaram seus vestidos como agradecimento aos milagres que Santa Rita realizou em seus matrimônios. Além disso, algumas comentam que preferem doar seus vestidos para que outras noivas os usem em vez de deixá-los no armário enchendo-se de pó e traças.

"Centemas de noivas batem na porta do convento de Santa Rita. Podem levar os vestidos grátis ou podem deixar uma doação (que é usada para as necessidades do mosteiro e para as obras de caridade). Quase todas devolvem o vestido, para que outra noiva utilizar e assim outro casal de jovens será feliz", comentou a Irmã Maria Laura.

Durante toda as semanas chegam noivas de diferentes lugares acompanhadas por suas mães e irmãs. Para escolher um vestido devem pedir um horário com a Irmã Maria Laura. Quando chegam ao mosteiro, a religiosa as leva a uma habitação para que escolham o vestido que querem e o experimentem.

A religiosa tem um dom especial para encontrar o vestido correto para cada noiva. Em uma entrevista ao periódico americano The New York Times, disse: “Meu amor por esta obra de caridade é o que me ajuda na escolha do vestido adequado para cada mulher. Eu sei qual vestido escolherão, posso ver no rosto de cada uma delas”.