Há 95 anos nasceu na pequena cidade de Wadowice, localizada a 50 quilômetros de Cracovia (Polônia) Karol Wojtyla, São João Pualo II. Hoje seus fiéis devotos em todo mundo o recordam com especial carinho.

Karol Józef Wojtyla, nome de batismo do Papa peregrino, nasceu no dia 18 de maio de 1920. Era o mais novo dos três irmãos: Edmund que era médico de profissão e a sua irmã Olga, que morreu antes do nascimento de Karol.

Seu pai Karol Wojtyla, era suboficial do exército, faleceu em 1941 e sua mãe Emília Kaczorowska, morreu em 1929 quando o Santo tinha apenas nove anos de idade.

Durante seu pontificado o santo “costumava celebrar o dia do seu aniversário como um dia normal de trabalho” descreveu o Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls em 2004 explicando comemoraria seus 84 anos de vida, o último aniversário que celebrou antes do seu falecimento, em declarações aos meios de comunicação.

Nessa oportunidade Navarro- Valls explicou: “Para o Pontífice, hoje (18 de maio de 2004) foi uma jornada de trabalho normal e especialmente um dia de ação de graças a Deus pelo dom da sua vida. O único fato extraordinário foi convidar os colaboradores mais próximos da Cúria Romana a almoçar com ele”.

São João Paulo II estava acostumado a receber no dia de seu aniversário, saudações de todo o mundo, não só de católicos que entre suas saudações lhe ofereciam o presente espiritual da oração, mas de personalidades da política, de empresários, artistas, entre outras pessoas públicas.

Logo depois de sua morte em março de 2005, os fiéis seguiram recordando e festejando a data do seu aniversário, por exemplo no dia 18 de maio de 2011, quando João Paulo II já tinha sido proclamado Beato pelo então Papa Bento XVI, foi inaugurada uma grande estátua de bronze em Roma dedicada em sua homenagem e coincidia com a data do encerramento do seu processo de beatificação.

Nessa oportunidade o Vicário Geral de Roma, Cardeal Agostino Vallini, declarou ao Grupo ACI: "Esta estátua significa que João Paulo II já não está presente entre nós, mas o seu coração está dando as boas-vindas a todos e acredito que esta é uma grande mensagem que necessitamos hoje em dia".