As autoridades da província oriental de Zhejiang (China), apresentaram um projeto de lei para proibir as cruzes sobre os tetos de centenas de igrejas existentes nesta região do país.

Conforme as autoridades locais, as cruzes sobre os tetos infringem as normas que regulam o setor da construção.

Se o projeto for aprovado, somente serão permitidas cruzes ou crucifixos sobre as fachadas dos templos, com a condição que não superem dez por cento da longitude da fachada e que não sejam de cores chamativas.

O jornal italiano Avvenire recordou: “Esta tendência de remover os crucifixos foi iniciada em 2014, quando 450 Igrejas foram obrigadas a retirar estes símbolos dos seus telhados. Em alguns casos a medida foi acompanhada com atos de violência contra os fiéis que se opuseram”.

No mês passado o pastor Huang Yizi foi aprisionado e condenado a um ano de prisão por defender o crucifixo que estava sobre o templo que era encarregado em Wenzhou.

Segundo fontes locais, esta medida é conhecida como uma nova campanha do Partido Comunista para controlar as religiões. De acordo aos dados não oficiais, na China habitam cerca de 12 milhões de cristãos.