O Papa Francisco receberá este domingo 10 de maio ao presidente de Cuba, Raul Castro, em uma audiência “estritamente privada”, a notícia foi confirmada na tarde de hoje pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi.

Em declarações aos jornalistas, o sacerdote jesuíta confirmou a audiência “neste domingo, 10 de maio, pela manhã, de maneira estritamente privada” e que o encontro, disse o Pe. Lombardi, “se realizará na Sala Paulo VI”.

“Como sabemos, o presidente Raul Castro agradeceu publicamente ao Papa pelo seu papel desempenhado na aproximação entre Cuba e Estados Unidos. O Santo Padre irá à Ilha caribenha, antes de ir aos Estados Unidos”, disse ainda o Pe. Lombardi.

Ainda não se sabe a data exata e os detalhes da visita do Papa à Cuba, anunciada oficialmente em 22 de abril.

Neste mesmo dia o Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero, chegará à ilha em uma visita que realizará até o dia 28 de abril. O Cardeal foi Núncio em Cuba de 1993 a 1999 e organizou a visita de São João Paulo II em 1998, na primeira vez que um Papa visitou a ilha, ademais, em março de 2012 Castro recebeu o Papa Emérito Bento XVI.

A visita do Cardeal Stella iniciará no dia 17 de dezembro, Cuba e Estados Unidos anunciaram o reinicio das relações diplomáticas e reconheceram a contribuição fundamental que a Santa Sé teve neste processo.

O Papa Francisco viajará aos Estados Unidos na segunda quinzena de setembro para participar do Encontro Mundial das Famílias, na cidade da Filadélfia, entre os dias 22 a 25 deste mesmo mês.