O Papa Francisco nomeou hoje, 22 de abril, Dom Eduardo Pinheiro da Silva como bispo de Jaboticabal (SP). Até o momento o bispo se desempenhava como auxiliar da arquidiocese de Campo Grande (MS). Dom Eduardo é até o momento presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e foi um dos prelados brasileiros que mais de perto ajudaram na organização da JMJ Rio 2013.

Natural de Lins (SP), nasceu no dia 20 de janeiro de 1959, o bispo ingressou aos 23 anos no Seminário de Filosofia, em Lorena (SP). Concluiu Teologia no Instituto Teológico Pio XVI, em 1990. Sua ordenação presbiteral ocorreu no dia 19 de janeiro de 1991.

Ainda como sacerdote, ocupou cargos de formador e diretor salesiano, assessor da pastoral juvenil, assessor da Pastoral da Juventude no regional Oeste 1, vigário paroquial de Campo Grande (MS) e pró-reitor do extensão e ação comunitária da Universidade Salesiana de São Paulo (Unisal).

Dom Eduardo possui mestrado em Ciências da Educação pelo Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, e especialização em Pastoral Juvenil e Catequese.