O Papa Francisco enviou na manhã de hoje no Vaticano, ao final da Missa que celebrou na capela de Casa Santa Marta, uma especial saudação a Bento XVI, que celebra hoje 88 anos.

O Papa Francisco ofereceu a Missa matutina na Casa Santa Marta ao Papa emérito: "Quero recordar que hoje é o aniversário do Papa Bento XVI. Eu ofereci a missa por ele e também convido a todos a rezar por ele, para que o Senhor lhe sustente e lhe dê muita alegria e felicidade".

O Papa Emérito Bento XVI vive em oração desde que renunciou ao pontificado em fevereiro de 2013. Sua residência está localizada no Vaticano, dentro do monastério Mater Eclesiae.

No dia 19 de abril de este ano, recordaremos o décimo aniversário da sua eleição como 265º sucessor de São Pedro.

Bento XVI nasceu em 16 de abril de 1927 em Marktl am Inn, cidade do sudeste da Alemanha, na região da Baviera.

Um pouco da sua historia

Entre os importantes trabalhos que desempenhou a serviço da Igreja destaca que em 1962 participou do Concílio Vaticano II como consultor teológico do Arcebispo de Colônia (Alemanha), Cardeal Joseph Frings.

Além disso trabalhou durante anos como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Pontifícia Comissão Teológica Internacional e como Decano do Colégio Cardinalício.

Em 11 de Fevereiro de 2013 anunciou sua renúncia ao pontificado, efetiva na quinta-feira 28 do mesmo mês.

Uma das suas últimas e mais recordadas aparições foi ao lado do Papa Francisco durante a canonização de São João Paulo II e São João XXIII, esse dia foi considerado pela imprensa como “o dia dos quatro Papas”.

Orações, música, poucas visitas, uma vida de ‘monge’, assinala a nota da Rádio Vaticano sobre o Pontífice emérito. “No entanto, o pensamento da morte se faz cada vez mais presente”, revelou seu Secretário, Dom Georg Ganswein. “Falamos sobre isso muitas vezes, mesmo sendo ele pessoa muito discreta e reservada. Sua vida é uma arte cristã, porque preparar-se para a morte significa preparar-se ao encontro com Deus, um encontro decisivo”.

Pouco se sabe de sua agenda diária, mas no último dia 11 de abril, o Papa emérito recebeu a visita de seminaristas das Dioceses de Munique e Freising, assinalou também a nota da Rádio Vaticano sobre o aniversário de Bento XVI. O último Papa a renunciar ao trono de Pedro foi Gregório XII, há quase 600 anos atrás.