Na tarde deste sábado, dia 11 de Abril, o Papa Francisco vai fazer o anúncio solene do Ano Santo da Misericórdia. O Jubileu Extraordinário terá início em 8 de dezembro deste ano, na Solenidade da Imaculada Conceição, e será concluído em 20 de novembro de 2016, com a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.

Na cerimônia de anúncio, o Papa Francisco vai apresentar a bula ‘Misericordiæ Vultus’ (rosto de misericórdia). O documento vai ser entregue simbolicamente a representantes da Igreja no mundo, diante da Porta Santa da Basílica de São Pedro, que vai ser aberta pela primeira vez desde o ano 2000.

Esta porta é aberta apenas durante o Ano Santo, permanecendo fechada no resto do tempo, e existem portas santas nas quatro basílicas papais: São Pedro, São João de Latrão, São Paulo fora de muros e Santa Maria maior.

O rito da publicação prevê a leitura de algumas passagens da bula diante da Porta Santa, na qual o Papa vai estar acompanhado pelos cardeais.

 Francisco vai entregar também o documento aos quatro arciprestes das basílicas papais de Roma: Cardeal Angelo Comastri, da Basílica de São Pedro; Cardeal Agostino Vallini, da Basílica de São João de Latrão; Cardeal James Michael Harvey, da Basílica de São Paulo fora de muros, e Cardeal Santos Abril y Castelló, da Basílica de Santa Maria Maior.

O Papa vai entregar uma cópia da bula aos prefeitos das Congregações para os Bispos (Cardeal Marc Ouellet), para a Evangelização dos Povos (Cardeal Fernando Filoni) e para as Igrejas Orientais (Cardeal Leonardo Sandri).

O Ano jubilar católico tem um significado espiritual, com um perdão geral, uma indulgência aberta a todos, e uma possibilidade de renovar a relação com Deus e com o próximo. O Ano Santo é sempre uma oportunidade para aprofundar a fé e viver com renovado empenho o testemunho cristão.