O Pe. Luis Montes, sacerdote argentino missionário do Instituto do Verbo Encarnado em Bagdá (Iraque), expressou sua gratidão pela recente visita ao Iraque, feita a pedido do Papa Francisco, do Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

“Sua presença entre nós é uma nova amostra do interesse e a cercania do Santo Padre pelos cristãos perseguidos”, disse o Pe. Luis Montes ao grupo ACI no dia 1 de abril.

O Cardeal Filoni visitou a escola do P. Montes na capital do Iraque, que alberga um grande número de refugiados da perseguição do grupo extremista Estado Islâmico.

O Pe. Montes, que também administra a página Amigos do Iraque, no Facebook, assinalou ali que embora a passagem do Cardeal por Bagdá foi muito breve, não quis voltar sem visitar os fiéis nessa cidade.

O enviado do Papa Francisco ao Iraque viajou em seguida ao norte do país, onde, visitando diversas localidades, passará os dias da Semana Santa com refugiados.

O Cardeal Filoni, assinalou o Pe. Montes, celebrará a Vigília Pascal em uma tenda, como gesto da união do Santo Padre com os cristãos perseguidos.

O sacerdote argentino recordou ao grupo ACI que o Cardeal Filoni “foi núncio no Iraque durante a guerra (com os Estados Unidos) e foi o único embaixador que ficou no Bagdá quando todos outros se foram”.

“Assim é seu compromisso com sua missão. Conhece e ama ao povo iraquiano”, disse.

O Pe. Montes indicou que “nossos fiéis estavam encantados de vê-lo, e escutar as palavras de consolo que trouxe em nome do Papa Francisco”.

“Sua visita também é importante porque o faz testemunha de primeira mão da grandeza dos cristãos perseguidos, que não duvidaram em deixar tudo com tal de não abandonar Jesus Cristo”, destacou.