Nesta quarta-feira, dia 25 de março, a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor, o dia em que o Anjo Gabriel disse a Maria que ela havia sido escolhida por Deus para gerar Jesus. Deus quis pedir a permissão da jovem de Nazaré e a humanidade aguardava o ‘Sim’ de Maria. Ela não sabia como tudo aconteceria, mas acreditou no poder de Deus e permitiu a sua ação dizendo: “Faça-se!” (Fiat).

A celebração desta data, que indica que faltam nove meses para o Natal, pode ser vivida como o início de um tempo de preparação, e existem muitas orações próprias para ajudar nesse sentido. Da mesma maneira que uma família vive a feliz expectativa pela gestação de uma vida, aproveitando todas as fases e momentos da gravidez, os cristãos também podem viver a feliz espera do Salvador da humanidade.

Hoje, a Igreja também celebra os 20 anos da publicação da Encíclica Evangelium Vitae (Evangelho da Vida). O texto, que trata do valor e da inviolabilidade da vida humana, foi escrito em 1995, por São João Paulo II, e está fundamentado nos ensinamentos contidos na carta Humanae Vitae, escrita pelo Papa Paulo VI, em 1953.

O documento, que busca defender a vida, desde a concepção até a morte natural, se torna ainda mais atual e urgente na defesa da dignidade de todo ser humano. Na encíclica, o João Paulo II mostra que Jesus, gestado no ventre humano de Maria, revela o valor de cada vida humana desde a concepção. Deus quis nascer e mostrar que a grandeza da vida existe desde quando o ser humano é frágil e pequeno.

Em sua introdução, o texto diz: “No Natal, manifesta-se também o sentido pleno de todo o nascimento humano, pelo que a alegria messiânica se revela fundamento e plenitude da alegria por cada criança que nasce (cf. Jo 16, 21).

A importância desse dia para reafirmar o valor da vida fez com que a data fosse escolhida para ser em muitos países o Dia do Nascituro. No Rio de Janeiro, o Dia Municipal do Nascituro foi instituído pela Lei nº 3847, de 24 de maio de 2002. Nascituro é o ser humano que ainda não nasceu, e que se encontra em estado fetal dentro do ventre materno. A data é também chamada de "Dia do direito de nascer" e "Dia da criança concebida".