A cada cinco minutos, um cristão é vítima de violência por causa de sua fé. Isso representa, segundo o último relatório da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), a morte de 160 mil cristãos, causada por intolerância religiosa. Para chamar a atenção para o direito à liberdade de religiosa, a Comunidade dos Viventes realizará o ato #EuMeImporto, no dia 28 de março, das 16h30 às 19h, no Parque da Jaqueira, em Recife (PE).

A iniciativa surgiu da inquietação após a divulgação, em fevereiro deste ano, do assassinato de 21 cristãos coptos decapitados pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI) na Líbia, pelo fato de serem cristãos. A ideia é proporcionar uma tarde de vigília inter-religiosa na qual os cristãos, mas também pessoas com outras convicções religiosas ou sem uma convicção religiosa, poderão se informar melhor sobre o assunto e, juntas, dar uma resposta a esse clima de ódio que se alastrou principalmente no Oriente.

Desde o ano passado, devido às ações de um grupo terrorista Estado Islâmico (EI), as denúncias de violações contra a vida dos cristãos tomaram repercussão ainda maior, com as execuções filmadas e disseminadas pela internet, com métodos bárbaros, como crucificações, decapitações e esquartejamentos. Além disso, aumentou significativamente a quantidade de cristãos que precisam se refugiar em outros países.

“Será uma ação de solidariedade com os irmãos cristãos perseguidos no Oriente Médio. Convido a todos que puderem participar desse momento, para rezar juntos nessa intenção e assim colaborarmos concretamente com essa situação tão difícil que atravessam os nossos irmãos”, motivou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.