Num dia como hoje, há dois anos, o Papa Francisco iniciou o seu pontificado na Solenidade de São José. Confira as razões do Pontífice para ter escolhido esta data, como é a sua relação com o Santo Custódio e como neste tempo promoveu a sua devoção.

Na terça-feira, 19 de março de 2013, a Praça São Pedro em Roma aclamava o Papa ao início de seu pontificado a serviço da Igreja e do mundo. Nessa ocasião, o Pontífice disse: “dou graças ao Senhor por poder celebrar esta Santa Missa de começo do ministério petrino na Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria e patrono da Igreja universal: é uma coincidência muito rica de significado”.

“Também o Papa, para exercer o poder, deve entrar cada vez mais nesse serviço que tem o seu cume luminoso na cruz; deve colocar o seu olhar no serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços para proteger a todo o Povo de Deus e acolher com carinho e ternura toda a humanidade”, destacou.

Meses depois, o Papa Francisco, através de um decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, decidiu realizar uma pequena modificação nas orações da Missa para promover a devoção a São José.

Concretamente, com esta modificação, o Santo Custódio é mencionado nas Preces Eucarísticas II, III e IV da terceira edição típica do Missal Romano, colocando-se depois do nome da Virgem Maria.

Posteriormente, em uma cerimônia onde esteve acompanhado de Bento XVI, o Papa Francisco consagrou o Estado da Cidade do Vaticano a São José e a São Miguel Arcanjo.

Na quarta-feira dia 19 de março de 2014, voltou a fazer referência a São José dizendo que “é o modelo do educador, do pai e do sacerdote. Assim, encomendo à sua proteção todos os pais, os sacerdotes -que também são pais- e aqueles que têm um papel educativo na Igreja e na sociedade”.

Durante sua viagem às Filipinas no começo deste ano, o Pontífice fez uma reflexão sobre as três lições que São José dá às famílias do mundo inteiro: são o descansar no Senhor na oração, crescer com Jesus e Santa Maria e ser uma voz profética na sociedade.

Nesta ocasião, revelou um de seus segredos mais guardados. “Eu gosto muito de São José porque é um homem forte de silêncio. Na minha escrivaninha tenho uma imagem de São José dormindo e dormindo cuida da Igreja. Sim, pode fazê-lo, sabemos”, indicou o Santo Padre.

“Quando tenho um problema, uma dificuldade, escrevo um papelzinho e o coloco debaixo de São José para que o sonhe. Isto significa para que reze por este problema”, acrescentou.

No voo de volta de Estrasburgo (França) ao Vaticano, depois de sua visita ao Parlamento Europeu e ao Conselho da Europa, o Pontífice disse: “todas as vezes que pedi alguma coisa para São José, ele me concedeu”.