“Peço a graça de Deus para que, seguindo aquele que proclamou ‘eu vim para servir e não para ser servido’ (cf. Mc 10,45), possa viver os próximos anos, como seu humilde servo, auxiliando o arcebispo, na cidade onde o Espírito de Deus me envia”, afirmou Dom Esmeraldo Barreto de Farias, que foi nomeado bispo auxiliar de São Luís do Maranhão pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, dia 18 de março.

Até o final de Abril, Dom Esmeraldo será o Administrador Apostólico de Porto Velho, cidade para a qual foi nomeado pelo Papa emérito Bento XVI no dia 30 de novembro de 2011, após a renúncia de Dom Moacyr Grechi, por razão de idade (75 anos).

Dom Esmeraldo é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Nasceu em 4 de julho de 1949. Foi ordenado presbítero no dia 9 de janeiro de 1977, em sua cidade natal. Sua nomeação episcopal aconteceu em 22 de março de 2000, para a diocese de Paulo Afonso (BA) onde permaneceu até 2007. Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6).

Dom Esmeraldo já foi bispo de Santarém (PA) de 2007 a 2011; foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no quadriênio de 2007 a 2011. Seus estudos filosóficos foram concluídos na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.

“Dom Esmeraldo traz do berço o nome que sempre caracterizou a preciosidade simples de seus gestos, palavras e ações. Em pouco tempo, já percorreu uma longa estrada. Tudo com a marca registrada do discipulado missionário. Sempre pronto, próximo, serviçal e alegre, mesmo com a saúde em permanente estado de atenção”, escreveu o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, na carta de saudação da entidade.

A nomeação de Dom Esmeraldo Barreto de Farias foi recebida com entusiasmo por dom José Belisário da Silva, que estava sem um auxiliar desde 2012, quando Dom José Carlos Chacorowski foi transferido para a Diocese de Caraguatatuba/SP.

“Vamos receber um bispo muito experiente, que conhece bem a realidade do Nordeste por ser filho do Nordeste, e conhece bem a realidade da Amazônia por ter trabalhado em Santarém. É um homem muito simples, bastante dedicado à pastoral, um pastor mesmo”, comentou Dom José Belisário da Silva.

Em entrevista à Rádio Educadora (um dos meios de comunicação da arquidiocese), o arcebispo de São Luís declarou que ainda não sabe quando será a posse de Dom Esmeraldo, mas sugeriu uma possível data.

“De acordo com o Direito Canônico temos um tempo para acertar tudo isso, mas a celebração do Corpus Christi seria uma data bem significativa”, concluiu.