"Eu era como uma pedra em uma profunda mina; e aquele que é poderoso veio e em sua misericórdia, levantou-me e me colocou sobre uma parede”, dizia São Patrício, Padroeiro da Irlanda cuja festa se celebra no dia 17 de março. A devoção pelo santo dos irlandeses em Nova Iorque (Estados Unidos) é tão forte que todos os anos a cidade o homenageia com as cores verdes.

São Patrício nasceu na Grã-Bretanha por volta de 385. Sendo ainda jovem, foi levado em cativeiro para a Irlanda. Quando recuperou a liberdade seguiu o caminho do sacerdócio e mais adiante chegou a ser Bispo na Irlanda.

Em sua linguagem simples para evangelizar, costumava explicar que assim como as três folhinhas de um trevo fazem uma folha, da mesma forma o Pai, Filho e Espírito Santo formam um só Deus verdadeiro.

Seus opositores foram os magos druidas que acreditavam em deuses pagãos e os hereges pelagianos. Entretanto, São Patrício seguiu firme construindo abadias e igrejas cristãs.

Diz-se que um Sábado Santo, quando São Patrício acendeu o fogo pascal, os druidas se lançaram a apagá-lo, mas não o conseguiram. Então um deles exclamou: "O fogo da religião que Patrício acendeu, será espalhado por toda a ilha". Isto se cumpriu porque converteu toda a Irlanda ao cristianismo.

O Santo formou um clero local, consagrou sacerdotes e Bispos.

Ao final de sua vida escreveu as “Confissões” onde relatou como se sentia e o que fazia na missão que Deus lhe tinha encomendado.

Conseguiu a reforma das leis civis da Irlanda e a legislação foi feita com os princípios católicos. Partiu para a Casa do Pai em 461 e foi sepultado em Saúl, região de Stragford Lough, onde edificou a sua primeira igreja.

Em Nova Iorque, uma das tradições mais antigas é o desfile pelo dia de São Patrício ou “Saint Patrick’s day” que data da época colonial. Os irlandeses, parte do exército britânico, costumavam vestir-se de verde e entoavam canções típicas ao som de gaitas de fole.

Isto permaneceu no tempo e hoje é uma das maiores celebrações na cidade norte-americana. A cor representativa continua sendo o verde e se mantém o grande desfile de marcha militar que acontece na Catedral de São Patrício de Nova Iorque.