O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o Cardeal suíço Kurt Koch visitou recentemente Valência (Espanha) onde pronunciou uma conferência na Faculdade de Teologia São Vicente Ferrer assegurando que “o ecumenismo é um dever inadiável de toda a Igreja”.

Conforme AVAN, o serviço de notícias da Arquidiocese de Valência, o Cardeal Koch recordou que “o cuidado de restabelecer a união compete tanto aos fiéis como aos pastores e corresponde a cada um segundo as suas próprias possibilidades, tanto na vida cristã de cada dia como nos estudos teológicos e históricos”, tomando palavras do decreto sobre o ecumenismo Unitatis redintegratio, um documento do Concílio Vaticano II.

Celebrou-se recentemente os 50 anos do início das sessões do Concílio Vaticano II. Por isso, o presidente do Pontifício Conselho recordou que “nos cinquenta anos transcorridos desde a promulgação do Decreto sobre o ecumenismo, a geografia mundial da cristandade se transformou profundamente e a situação ecumênica se tornou muito mais complexa e difícil”.

Por isso reconheceu que “o objetivo do movimento ecumênico, ou seja, o restabelecimento da unidade da Igreja não foi alcançado e vai requerer, evidentemente, muito mais tempo do que se imaginava na época do Concílio”.

“Na atual situação ecumênica, nem sempre ocorrem desenvolvimentos lineares e se torna inevitável experimentar desilusões e tendências à regressão”, precisou, mas destacou que “nada disto deve ser um motivo para a resignação”.

Além disso, insistiu em que o ecumenismo “representa uma tarefa inadiável que nos deixou o Concílio Vaticano II”.

Em sua visita a Valência, o Cardeal Koch junto com o Arcebispo local, Cardeal Antonio Cañizares, participaram de um ato ecumênico na Faculdade de Teologia de Valência à qual animaram a continuar trabalhando a favor da unidade dos cristãos “para ser fiel e responder ao mandato de Jesus: que todos sejam um”.

A visita do Cardeal suíço a Valência foi organizada pela Faculdade de Teologia de Valência, o Centro Ecumênico Interconfessional de Valência e o Centro ecumênico Padre Congar dos dominicanos, por ocasião dos 50 anos da Declaração “Unitatis redintegratio” sobre ecumenismo, do Concílio Vaticano II, para a promoção da unidade entre todos os cristãos.