O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, vai presidir a missa pelos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, neste domingo, dia 1º de março, às 08h30, no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião, na Tijuca. A partir das 18h deste sábado, dia 28 de fevereiro, o Monumento ao Cristo Redentor ficará iluminado pela cor azul para dar o tom festivo à Cidade Maravilhosa.

“Somos gratos a Deus por tantas bênçãos derramadas sobre o Rio de Janeiro, ao longo dos seus 450 anos, e pedimos que abençoe esta nossa terra, cercada de belezas naturais, e também a nossa gente, iluminando especialmente nossos governantes, para que sempre haja paz e prosperidade nesta Cidade, para que seja, cada vez mais, maravilhosa, deseja o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.

No alto do Corcovado do Parque Nacional da Tijuca, a comemoração antecipada contará com música, animação, bolo e oração. Neste sábado, de 9h ao meio-dia, aqueles que comparecerem ao principal cartão-postal do Brasil poderão participar das atividades programadas. Todos os presentes serão convidados a um abraço ao Cristo Redentor, em apoio à campanha “Ética. Um princípio que não pode ter fim”. A celebração será finalizada com a Oração do Ângelus.

No domingo, no Palácio da Cidade, em Botafogo, será feita a entrega da Medalha 1º de Março e serão divulgados os nomes que estarão no Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro. A medalha é uma homenagem concedida exclusivamente pelo Prefeito como reconhecimento pelo mérito pessoal ou bons serviços prestados ao Rio. O Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro é uma reverencia a cariocas históricos que tenham contribuído para a formação e desenvolvimento da Cidade sob seus mais variados aspectos, artístico, cultural, social, econômico e urbanístico.

No dia 20 de janeiro deste ano, na festa do Padroeiro São Sebastião, a Prefeitura do Rio, por meio do Comitê Rio450, incluiu a Igreja de São Sebastião na lista de templo de especial valor afetivo para a Cidade. O Dia de São Sebastião faz parte do calendário comemorativo dos 450 anos do Rio que se estende até fevereiro de 2016.

"A Igreja Católica tem uma relação direta com a história do Rio de Janeiro e nesse ano que a Cidade comemora seus 450 anos nada melhor do que homenagear São Sebastião desta forma, marcando para os cariocas o valor afetivo do templo de seu Padroeiro", afirmou o Prefeito Eduardo Paes.