“Assistência aos idosos e cuidados paliativos'', é o tema da 21ª Assembleia da Pontifícia Academia para a Vida. O encontro acontecerá na Sala do Sínodo de 5 a 7 de março e será presidida por Dom Ignacio Carrasco de Paula, Presidente do dicastério.
 
Durante a assembleia, se discutirá sobre alguns "aspectos específicos como a atenção médica aos idosos com enfermidades crônico-degenerativas" ou "as diretrizes éticas para um bom acompanhamento dos idosos próximos à morte".
 
No dia 6 de março, haverá uma oficina aberta ao público, em particular aos pesquisadores, funcionários da saúde, agentes pastorais e estudantes interessados em aprofundar o assunto a partir de diversas perspectivas: teológico-filosófica, ética e médico-sanitarista, cultural e social.
 
Na primeira sessão se tratará o tema ''Assistência clínica ao idoso no final da vida'', com isso se busca a troca de opiniões sobre "o uso e abuso de analgésicos nos cuidados paliativos, os cuidados dos enfermeiros, o processo de tomada de decisões clínicas para os idosos no final da vida”.
 
A segunda sessão estará dedicada às perspectivas éticas antropológicas e se falará do papel central das relações dos idosos no âmbito familiar, social e hospitalar. Além disso, será falado sobre as "diretrizes éticas para um bom acompanhamento dos idosos próximos da morte, do respeito e da dignidade, evitando formas de abandono como a eutanásia".
 
A assembleia se concluirá com apresentações "dedicadas à espiritualidade do idoso em seus últimos anos, aos aspectos legais do final da vida, ao cuidado pastoral e ao papel da família", para terminar com a pergunta: ‘'O que é a solidariedade social?''.