Semanas depois da visita do Papa Francisco ao Sri Lanka realizada entre os dias 13 e 15 de janeiro, a imprensa desse país asiático divulgou o gesto de caridade feito pelo Santo Padre em silêncio para os mais necessitados do país, onde 40 por cento da população vive em condições de pobreza.

Conforme informou o site do governo do Sri Lanka, o Papa Francisco devolveu à Igreja Católica no Sri Lanka o cheque de 70.000 dólares que o Arcebispo de Colombo (Sri Lanka), Cardeal Malcolm Ranjith, entregou-lhe em 14 de janeiro ao término da Missa em Colombo, onde participaram meio milhão de pessoas.

O dinheiro estava destinado para as obras de caridade do Papa, mas ao dia seguinte, antes de seguir viagem para Manila, Filipinas, o Pontífice devolveu a doação ao Cardeal Ranjith e o alentou a reparti-la entre os mais pobres.

Atendendo ao pedido do Papa Francisco, o Cardeal repartiu a doação entre os bispos para que seja utilizada nas diferentes dioceses em favor dos pobres e mais necessitados.

Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium o Papa recorda que “os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho, e a evangelização dirigida gratuitamente a eles é sinal do Reino que Jesus veio trazer. Há que afirmar sem rodeios que existe um vínculo indissolúvel entre a nossa fé e os pobres”.

“Deriva da nossa fé em Cristo, que Se fez pobre e sempre Se aproximou dos pobres e marginalizados, a preocupação pelo desenvolvimento integral dos mais abandonados da sociedade”, anima o Pontífice.