Um grupo de vândalos ingressou na madrugada de 8 de fevereiro à igreja de São Ildefonso no Tepeji do Rio de Ocampo, estado de Fidalgo (México), e como não encontraram dinheiro para roubar, destruíram e colocaram fogo no templo.
 
Em declarações recolhidas por Asteca Notícias, um paroquiano indicou que os delinquentes entraram com o propósito de “roubar a esmola, mas não encontraram nada e queimaram o altar da igreja”, assim como “as bíblias e umas coisas religiosas”.
 
Esta foi a segunda vez que esta igreja católica foi vítima do vandalismo, indicou, pois na primeira ocasião “entraram para roubar os botijões de gás, e depois entraram e tiraram o dinheiro da oferta do Cristo da entrada”.
 
Por sua parte, o Pe. Bernardo Guizar Sahagún, pároco do lugar, explicou que os vândalos “fizeram uma fogueira no batistério com algumas coisas que haviam por lá, uns tecidos e outras coisas onde às vezes se colocam as mensagens”.
 
“Depois, colocaram fogo no missal, em alguns livros e atas”, disse, assinalando que “felizmente não queimaram a imagem do padroeiro”.
 
Os moradores, em sua maioria de procedência indígena, denunciaram o ataque às autoridades locais, e formaram um comitê próprio para investigar o caso.