“Temos que aproveitar essa oportunidade única dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que vão acontecer pela primeira vez na América Latina e na cidade do Rio de Janeiro, em 2016, para deixar a nossa Santa Igreja Católica mais próxima do mundo esportivo e principalmente do mundo olímpico, que traz na sua essência os pensamentos de promoção de bons valores à sociedade”, afirmou o coordenador geral da Pastoral do Esporte, Ricardo Pantoja.

Ele lembrou que os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram idealizados no século XIX pelo Barão de Coubertin, que teve uma educação Católica.

“Tenho certeza que a Pastoral do Esporte ganhará um novo impulso para buscar a formação de novas pastorais paroquiais, para a realização de atividades e eventos, com foco em nosso objetivo principal que é a ‘Evangelização através do esporte’ ", disse Pantoja.

Entre as inúmeras atividades que estão sendo organizadas pela Pastoral do Esporte, está o Projeto 100 Dias de Paz. A Trégua Olímpica foi criada no século VIII a.C., com o objetivo de estabelecer a paz na Grécia Antiga, onde deveria ser feita uma competição atlética amistosa a cada quatro anos para quebrar o ciclo de conflitos.

Durante 50 dias antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e até 50 dias após os Jogos Paralímpicos Rio 2016 serão realizados eventos com o objetivo de disseminar valores de respeito, amizade, caridade, esperança e paz para toda a população carioca e aos visitantes, mostrando a Igreja unida ao movimento Olímpico.

As ações e eventos idealizados para os “100 dias de Paz” se  integram ao projeto iniciado anteriormente, denominado “Medalha de Valores”, onde serão implantados 21 módulos esportivos e socioeducacionais em comunidades carentes espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro.

“Participem conosco deste grande momento que o Rio de Janeiro vive. Vamos ajudar a nossa Arquidiocese a realizar a missão dada por Jesus e lembrada pelo Papa Francisco na JMJ Rio2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). Nada melhor que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, pela recepção de inúmeros visitantes, para realizarmos essa missão. Venham conosco nessa nova Jornada e nova Evangelização. Que pela intercessão do Servo de Deus Guido Schäffer e de Nossa Senhora da Paz, Deus abençoe a todos!”, incentivou o coordenador.