Termina nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O primeiro encontro do ano teve início nesta terça-feira, dia 3, e dá continuidade à preparação da 53ª Assembleia Geral, que será realizada de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP). Os bispos reunidos também estão refletindo sobre diversos temas, entre eles, o Ano da Paz e a Campanha da Fraternidade 2017.

Nesta manhã, o membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Daniel Seidel, apresentou a análise de conjuntura político-social. Após exposição e debate, o texto passará por uma revisão para, posteriormente, ser divulgado no site da CNBB.

Estão sendo abordados aspectos de âmbito nacional e internacional, como: o restabelecimento das relações entre Cuba e Estados Unidos, mediado pelo Papa Francisco; as eleições na Grécia e seus efeitos sobre a crise da União Europeia; o ataque terrorista sofrido pela revista Charlie Hebdo; o relatório da ONG britânica Oxfam, divulgado na véspera do Fórum Econômico Mundial, que mostra o crescimento da desigualdade no mundo, e a difícil situação do Haiti.

Com relação ao Brasil, a análise aborda a crise hídrica e aponta que o sistema brasileiro de geração de energia a partir da água não se sustenta mais. Diz o texto:

“A crise é grave e tem caráter prolongado, visto que as obras que se anunciam visam compartilhar os recursos hídricos existentes, mas nenhuma iniciativa de política pública enfrenta a raiz do problema que são o modelo de desenvolvimento depredador e a matriz energética a ele vinculada”.

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, recordou que, em 2004, a Campanha da Fraternidade já havia abordado a questão da água, quando foram apontados desafios e soluções. “É preciso buscar uma solução não só imediata, mas a médio e longo prazos”, disse o cardeal.