Refletir sobre o papel da mulher em diversos âmbitos da sociedade e da Igreja é o objetivo da Assembleia Plenária do Pontifício Conselho da Cultura deste ano que tratará sobre o tema “As culturas femininas: entre igualdades e diferença”, a ser realizada de 4 a 7 de fevereiro em Roma (Itália)

O programa do encontro foi apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã desta segunda-feira pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura. Também estiveram presentes Anna Maria Tarantola, Presidente da RAI; Mónica Maggioni, Diretora Rai News 24, Consuelo Corradi, professora de sociologia geral e pró-reitora da Universidade LUMSA em Roma; e a atriz Nancy Brilli.

A assembleia se dividirá em quatro sessões que tratarão sobre “Entre igualdade e diferença: A busca de um equilíbrio”, “A geratividade como código simbólico”, “O corpo feminino: entre cultura e biologia” e “As mulheres e a religião: fuga ou novas formas de participação na vida da Igreja?'”.

Assim, se conversará sobre antropologia cultural e a análise sociológica da participação das mulheres nas diversas culturas de hoje, assim como a maternidade, característica própria da mulher.

A Plenária também se perguntará sobre o valor do corpo feminino, a força comunicativa e a capacidade relacional das mulheres. Deste modo se tratará sobre a participação das mulheres na vida da Igreja.

Nesse sentido, o documento de trabalho fará perguntas como: “Quais são os espaços que se propõem às mulheres na vida da Igreja? Nós as acolhemos levando em consideração as diferentes sensibilidades culturais, sociais e de identidade? Já nos perguntamos qual é o tipo de mulher que a Igreja atual precisa?”.

O texto fala também da cirurgia estética, enquadrada “como uma entre tantas possíveis manipulações do corpo que exploram os limites em relação ao conceito de identidade”. Também será abordado o uso da mulher na publicidade e nos meios de comunicação.

O maltrato e assassinato de mulheres, o aborto, o tráfico de mulheres, ou os casamentos de conveniências são outros temas que serão analisados nestas reuniões.

Na Assembleia participarão os 31 membros e 35 consultores deste Pontifício Conselho. Em 4 de fevereiro às 15h30 (hora de Roma) acontecerá o encontro chamado “O ponto de vista das mulheres”, com vídeos, testemunhos e música no Teatro Argentina da capital italiana.

Durante a apresentação do evento, o Cardeal Ravasi explicou que falar de “cultura feminina” não significa dividi-la da masculina, mas sim mostrar que existe uma visão diferente sobre o mundo e o que nos rodeia que é o das mulheres.

Assegurou também que está em fase de estudo a criação de um grupo de consulta feminino por parte do dicastério que preside.