Milhares de fiéis participaram com grande devoção das celebrações realizadas pela Arquidiocese de Porto Alegre para festejar a 140º festa de Nossa Senhora dos Navegantes, nesta segunda-feira, dia 2 de fevereiro. Às 7h da manhã o arcebispo Dom Jaime Spengler presidiu a Santa Missa em honra à padroeira, no Santuário do Rosário.

Após a Sagrada Eucaristia, aconteceu a procissão em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes. O Núncio Apostólico, Dom Giovanni d'Aniello, caminhou com o povo os mais de 5 km de percurso, junto com o arcebispo Jaime Spengler e o bispo nomeado Monsenhor Leomar Brustolin. Na chegada, Dom Giovanni, representante do Santo Padre no Brasil, presidiu a Missa Campal no Largo dos Navegantes. Após a procissão, teve início a apresentação de bandas católicas.

Este ano, o tema da novena que antecedeu a festa foi a exortação apostólica do Papa Francisco, "Evangelii Gaudium" (A Alegria do Evangelho).

Em sua primeira visita a Porto Alegre, o núncio apostólico permanecerá na cidade até o dia 4 de fevereiro. Estão previstos encontros com sacerdotes, diáconos e seminaristas, além de uma visita ao Centro Social Pe. Pedro Leonardi, no bairro Restinga. Neste domingo, dia 1º de fevereiro, Dom Giovanni d"Aniello visitou o bairro Ipê, na cidade de Guaíba. A comunidade surgiu a partir de uma ocupação.

“Desde o primeiro o encontro, o senhor núncio ressaltou que gostaria de ter contato com comunidades de periferia. Construímos um programa para estes quatro dias tendo em vista esta solicitação” disse o arcebispo de Porto Alegre.