“Esta semana nos oferece a oportunidade para refletir sobre nossa pertença a Cristo e à Igreja”, afirmou o Papa Francisco sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, celebrada no Hemisfério Norte, todos os anos, na semana que antecede a Solenidade da Conversão de São Paulo. Na tarde deste domingo, dia 25 de janeiro, a partir das 17h30 (14h30 – horário de Brasília), o Sumo Pontífice vai presidir a celebração das Segundas Vésperas, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma.

Este ano, o tema escolhido para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi: “Dá-me de beber”, palavras de Jesus dirigidas à Samaritana no poço de Jacó (João 4,7). A passagem bíblica remete a possibilidade do diálogo e da ajuda mútua mesmo em meio às diferenças.

Na Audiência Geral desta quarta-feira, dia 21, Francisco afirmou: “Queridos jovens, rezem para que todos os cristãos sejam uma só família; queridos doentes, ofereçam seus sofrimentos pela causa da unidade da Igreja de Cristo; e vocês, queridos recém-casados, experimentem o amor gratuito como o é o amor de Deus pela humanidade”.

No dia 22 de janeiro, o Pontífice recebeu no Vaticano uma delegação ecumênica da Finlândia, que tradicionalmente vem a Roma em peregrinação para celebrar Santo Henrique, Padroeiro do país. Liderado pelo Bispo Vikström, o grupo de 12 pessoas ouviu as palavras de Francisco, que louvou este “encontro espiritual e ecumênico entre católicos e luteranos”.

“O Senhor é a fonte de toda graça; seus dons transformam quem os recebe, tornando-os testemunhas da verdadeira vida. Desejo de que esta visita a Roma contribua para reforçar as relações ecumênicas entre luteranos e católicos na Finlândia, muito positivas há anos. Que o Senhor nos envie o Espírito de verdade e nos guie rumo a uma maior caridade e unidade”, disse o Papa.

No Brasil, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada nos dias entre as solenidades da Ascensão do Senhor e Pentecostes. Mas, em outros períodos do ano, a busca pela unidade motiva a realização de iniciativas ecumênicas em paróquias e comunidades.  No Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 23 de janeiro, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Todos os Santos, realizou encontros ecumênicos para que católicos e evangélicos pudessem amar e louvar a Deus juntos, colocando em prática a palavra: “Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê” (I João 4,20).

Confira os subsídios preparados pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e revisado pela Comissão internacional nomeada pelo Conselho Mundial de Igrejas e pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos:

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/weeks-prayer-doc/rc_pc_chrstuni_doc_20140611_week-prayer-2015_po.html