São Sebastião, padroeiro de várias cidades no Brasil e no mundo, foi celebrado nesta terça-feira, dia 20 de janeiro, com grande alegria por milhares de fiéis. No Rio de Janeiro, o arcebispo da capital fluminense, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu missas em honra ao intercessor.  Às 10h, na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, e às 18h, na Catedral Metropolitana, no centro do Rio. A trezena e celebração da festa fizeram parte das comemorações pelos 450 anos da Cidade Maravilhosa.

Na Igreja de São Sebastião, na Tijuca, aconteceu a criação do Santuário Arquidiocesano e a apresentação dos restos mortais do Servo de Deus Guido Schaffer, que foram transladados em carreata até a Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul do Rio, onde permanecerão para a veneração.

À tarde, imagem original, uma das relíquias históricas da fundação da cidade, foi conduzida em procissão pelo arcebispo para a Catedral, na Avenida Chile, onde foi apresentado o Auto de São Sebastião "Rio 450 anos... juntos com São Sebastião. Como eu gosto de você”. No final, o Cardeal Tempesta abençoou os presentes e, em seguida, presidiu a missa de encerramento na igreja.

“Como São Sebastião, que possamos viver intensamente a nossa vida cristã, testemunhando Jesus Cristo, Nosso Senhor, com a nossa vida de conversão e contagiando com o bem as pessoas. Devemos mostrar que nossa esperança é fundada na ressurreição de Jesus e levar a paz para as pessoas”, disse o Cardeal. Durante a procissão, com acontece tradicionalmente, foram arrecadados alimentos não perecíveis que serão doados para os mais necessitados.