O Papa Francisco usará a língua inglesa de maneira oficial durante os discursos e celebrações litúrgicas que celebrará na sua viagem apostólica ao Sri Lanka e Filipinas entre os dias 12 e 19 de janeiro.

Na conferência de imprensa sobre o programa da viagem do Papa aos países asiáticos, celebrada em 7 de janeiro no Vaticano, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, recordou que “não é a primeira vez que o Papa Francisco fala em inglês, já que fez quatro discursos em sua visita à Coréia. O Papa sabe lê-lo, não o improvisa, e se faz entender. Na Coréia, o Papa já fez esta experiência e me parece que o fez de maneira brilhante”.

O porta-voz do Vaticano assinalou que o Papa Francisco está recebendo ajuda de Dom Mark Gerard Miles, que trabalha na primeira seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado Vaticano como Secretário da Nunciatura.

“O Papa pode ler os textos em inglês, Dom Miles muitas vezes o ajuda como intérprete quando há visitas, e o ajuda a praticar”, acrescentou.

Em sua viagem à Coréia do Sul, o Santo Padre demonstrou seu domínio da língua inglesa, e acrescentou de maneira espontânea algumas palavras em língua italiana. O porta-voz do Vaticano disse que a próxima viagem, o Papa dará mais um passo na língua inglesa, e as partes da missa que “o Papa diga, serão em inglês, e não em latim”.