“Uma vez você me carregou no colo agora eu o faço, vovó”, é a legenda que Giancarlo Murisciano, um jovem italiano de 28 anos, colocou para a foto onde ele aparece carregando a sua avó doente em plena noite de Réveillon; uma imagem que comoveu as redes sociais com perto de meio milhão de “curtidas” em sua conta no Facebook.

“Isto também é amor. Possivelmente não foi o melhor 31 de dezembro da minha vida, mas isto também é parte dela. Uma vez você me carregou no colo agora eu o faço, sem vergonha nem medo, mas recordando a todos que a vida dever ser vivida e combatida”, escreveu o jovem no post que dedicou à sua avó Antonia de 87 anos, que sofre de Alzheimer.

 

Giancarlo, que preferiu pasar o Ano Novo com sua avó em vez de ir a alguma festa, acrescentou que “é fácil escrever palavras no Facebook ou outras redes… na vida se deve estar presente sempre e em qualquer circunstância... este é meu desejo para o 2015: A presença de alguém ao lado que nos possa proteger e confortar, mas também estar feliz e sorridente conosco”.

Posteriormente, em declarações ao jornal italiano Correr della Sera, Giancarlo contou que cresceu na casa de seus avós. “Tinha um quarto na casa dele para ajudá-los, mas foram eles os que durante muitos anos me deram muito mais do que podia oferecer-lhes", afirmou.

A foto foi compartilhada perto de 50.000 vezes e tem 1.400 comentários nos quais se agradece o gesto de acompanhar a sua avó doente.

Como se recorda, em diversas ocasiões o Papa Francisco chamou os jovens a passar tempo com os idosos, a quem a “cultura do descarte” procura deixá-los no abandono.

“Hoje, mais que nunca, a Igreja deve dar exemplo a toda a sociedade do fato de que os idosos, apesar dos ‘achaques’ inevitáveis, às vezes graves, são sempre importantes, e mais, são de fato indispensáveis”, expressou o Santo Padre em novembro de 2013.