A Conferência Episcopal Panamenha (CEP) expressou a sua alegria pelo anúncio do Papa Francisco da criação do primeiro Cardeal na história do Panamá, o Bispo de Davi, Dom José Luis Lacunza Maestrojuan.
 
Em um comunicado difundido ontem, a CEP indicou que “o presidente da Conferência Episcopal Panamenha e Arcebispo do Panamá, José Domingo Ulloa Mendieta, que se encontra fora do país, manifestou sua alegria pelo anúncio do Papa Francisco e pediu ao povo panamenho que se una a esta alegria e juntos elevem orações por Dom Lacunza para que possa realizar este novo serviço que lhe pede a Santa Mãe Igreja”.
 
O Papa Francisco anunciou ontem, depois da oração do Ângelus, que no consistório de 14 de fevereiro deste ano será criado Cardeal Dom José Luis Lacunza Maestrojuan, junto com outros 19 Arcebispo e Bispos de diversas partes do mundo.
 
A Conferência Episcopal Panamenha recordou que Dom Lacunza Maestrojuan, da Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR), nasceu em 24 de fevereiro de 1944 na Pamplona (Espanha).
 
O Bispo de Davi fez seus votos solenes na OAR em 16 de setembro de 1967, na Pamplona, e foi ordenado sacerdote em 13 de julho de 1969 nessa mesma cidade.
 
Foi nomeado Bispo Auxiliar do Panamá em 30 de dezembro de 1985, e sua Consagração Episcopal foi celebrada em 18 de janeiro de 1986, no Panamá.
 
Foi presidente da Federação de Educadores Católicos do Panamá e membro da Junta de Diretores da Universidade Católica Santa Maria a Antiga (USMA) no Panamá de 1980 a 1985.
 
Em 1994 foi nomeado bispo de Chitré, e em 1999 bispo de Davi.
 
Foi Presidente da Conferência Episcopal Panamenha nos períodos de 2004 a 2007 e de 2007 a 2013.