O rei da Jordânia, Abdallah, pediu frear o êxodo dos cristãos do Oriente Médio, que especialmente no Iraque e na Síria sofrem a perseguição dos fundamentalistas do Estado Islâmico (ISIS).

“Os cristãos deram a sua própria contribuição à edificação da civilização árabe. Por isso, o fenômeno do deslocamento forçado das comunidades cristãs nativas do Oriente Médio é um problema grave, que deve ser freado a todo custo”, manifestou em seu encontro com o presidente da Armênia, Serzh Sargsyan, que realizou recentemente a primeira visita de um chefe de Estado armênio à Jordânia.

Conforme informou a agência vaticana Fides, durante as reuniões o rei Abdallah destacou o compromisso da monarquia hachemita na proteção e apoio à identidade das comunidades cristãs árabes.

Por sua parte, Sargsyan assinalou a relação de amizade íntima que une os armênios com a população árabe, expressando palavras de gratidão pela figura de Sharif Hussein Bin Ali e de outros líderes árabes que receberam os refugiados armênios que fugiam da perseguição turca.

Por sua parte, o Patriarca armênio de Jerusalém, Nourhan Manougian, presidiu a celebração litúrgica de consagração da nova igreja armênia de São Garabad, construída nas margens do rio Jordão.

O terreno onde se encontra a igreja não está longe do lugar que tradicionalmente se conhece como o lugar do batismo de Jesus e foi doado à comunidade armênia pelo Rei Abdallah II.