A Santa Sé divulgou ontem que o Papa Francisco aceitou a renúncia do Bispo de Hyderabad, Paquistão, Max John Rodrigues por ter completado 75 anos de idade. Nomeou como sucessor Dom Samson Shukardin, O.F.M., Vigário Geral da mesma diocese.

O novo prelado enfrentará uma situação de extrema periculosidade por causa da perseguição sofrida pelos cristãos no país. Paquistão se encontra em permanente estado de alerta devido aos frequentes atos terroristas causados pelo extremismo islâmico como o que ocorreu ontem em uma escola onde os talibãs assassinaram mais de 130 pessoas, a maioria eram crianças.

Dom Samson Shukardin nasceu em 29 de janeiro de 1961 também em Hyderabad. Depois de completar a educação no St. Bonaventure High School de Hyderabad e no Government Boys College Phalali dos irmãos de La Salle, entrou na Ordem Franciscana dos Irmãos Menores, emitindo os votos temporais em 2 de agosto de 1987 e os solenes em 2 de agosto de 1991.

Em 1992 se formou em Arte na Sindh University, Jamsharo, e depois em Teologia no National Catholic Institute of Theology de Karachi. Em 1998 terminou os estudos de Direito civil obtendo a Licenciatura em Sindh Law College.

Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1993 e depois disso foi Vigário paroquial em Gujrat, diocese de Islamabad-Rawalpindi; Procurador da Província Franciscana; e de 2004 a 2008 Custódio da Ordem Franciscana e Presidente da Conferência dos Superiores Maiores do Paquistão.

Desde 2008 foi Pároco do St. Elizabeth em Hyderabad, diretor diocesano da Comissão de Justiça e Paz e diretor do AsIPA (formação de pequenas comunidades cristãs).

De 2010 até hoje era Vigário Geral da diocese de Hyderabad.